Para a implantação de uma indústria produtora de glicerina purificada no Pólo Petroquímico de Camaçari (Pic), o governador Jaques Wagner assinou protocolo de intenções com a Companhia Petroquímica do Nordeste (Copenor). O objetivo é agregar valor à glicerina bruta proveniente da produção de biodiesel de origem vegetal, contribuindo para a consolidação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel.

Segundo o presidente da empresa, João Bezerra, o produto, antes sem destino proveitoso, passará por um processo de purificação, resultando em matéria-prima utilizada nas indústrias farmacêutica e petroquímica, substituindo derivados do petróleo. “O acordo é uma demonstração do apoio do Governo da Bahia a um projeto de purificação da glicerina, incentivando a tecnologia da química verde”.

O Governo do Estado concederá à empresa os benefícios do Programa Desenvolve, que beneficia com incentivos fiscais as indústrias e agroindústrias que queiram instalar novo empreendimento, ampliar ou modernizar sua matriz produtiva. O programa proporcionou, em 2008, o apoio a 83 empresas, totalizando um investimento de cerca de R$ 4 bilhões e a geração de quase nove mil empregos. Até março deste ano, sete empresas já foram beneficiadas com o programa, gerando 2,5 mil empregos com um investimento de aproximadamente R$ 1,9 bilhão.