O primeiro ano de atividade da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) no subúrbio de Periperi foi comemorado nesta quarta-feira (14), com um café da manhã nas dependências da unidade policial, na Praça do Sol. Inaugurada em outubro de 2008, em um ano de funcionamento a Deam registrou 3,2 mil ocorrências, segundo informou a delegada titular, Olveranda Oliveira.

Com um efetivo de 36 profissionais de polícia, entre delegados, agentes e escrivães, a unidade especializada registra mensalmente cerca de 200 ocorrências, a maioria relacionada a lesões corporais e ameaças contra mulheres.

Bem como as outras especializadas no atendimento à mulher instaladas na Bahia, a delegacia de Periperi dispõe de estrutura informatizada e atua registrando, apurando e investigando ocorrências e, sobretudo, acolhendo e orientando mulheres vítimas de violência intrafamiliar e casais que atravessam conflitos.

Além das unidades do Engenho Velho de Brotas e de Periperi, o estado conta com mais 13 Deam instaladas nos municípios de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus, Camaçari, Porto Seguro, Itabuna, Teixeira de Freitas, Candeias, Alagoinhas, Paulo Afonso, Juazeiro, Jequié e Barreiras.