Com o propósito de estimular discussões e aproximar os estudantes de diversas áreas do conhecimento à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), potencializando-o enquanto espaço privilegiado de aprendizagem e apoio à formação, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Recursos Humanos em Saúde (Superh) e da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), torna público o processo seletivo para participação no Estágio de Vivência no SUS.

Os interessados deverão acessar a cartilha do estagiário e fazer a inscrição no endereço eletrônico www.saude.ba.gov.br/eesp desta segunda a sexta-feira (19 a 23). Como um dos critérios de seleção, será necessária disponibilidade para participar integralmente das atividades indicadas pela programação nas datas previstas, além de não ter participado da primeira etapa do Estágio de Vivência no SUS.

O estágio será realizado no período de 5 a 14 de dezembro e o local de realização das vivências não será de escolha do candidato. Os 450 estudantes selecionados para esta etapa do programa serão inseridos em diversos municípios, onde vivenciarão um processo educativo teórico-prático contemplando o conteúdo programático do projeto: Políticas de Saúde, Atenção à Saúde, Formação em Saúde e Participação Popular.

O projeto de Estágio de Vivências no SUS é direcionado a estudantes dos cursos da área de Saúde do estado da Bahia, segundo a resolução 287/98 do Conselho Nacional de Saúde: Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social, Terapia Ocupacional.

Estado vai custear Estágio de Vivência para os estudantes

Os custos para o Estágio de Vivência – transporte, hospedagem, alimentação e material didático – são de responsabilidade da Sesab, por meio da Superintendência de Recursos Humanos e da Escola Estadual de Saúde Pública com atuação conjunta com as Diretorias Regionais de Saúde (Dires).

Como contrapartida para o município, a EESP solicita a disponibilização de um profissional de referência, para acompanhar as atividades e mediar a agenda para as visitas aos serviços de saúde do município.

Os locais para realização do Estágio de Vivência no SUS serão selecionados a partir dos seguintes critérios: município sede de Microrregião; município sede de universidade e instituições de ensino superior; municípios com Núcleo de Educação Permanente para implementação das Linhas de Cuidado e municípios interessados em participar. Para formalizar a participação na vivência, deverá ser encaminhado um ofício para a ESSP, até o dia 30 deste mês, assinado pelo secretário municipal de Saúde.

Fruto da articulação entre a EESP e estudantes da área de saúde no estado, o Estágio de Vivências no SUS enseja a construção de novas relações de compromisso entre as instituições de ensino, particularmente os estudantes, e o SUS.