O Projeto Leituração, uma iniciativa da Secretaria da Educação (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), está entre os cinco projetos nacionais indicados para concorrer ao Prêmio Vivaleitura 2009, na categoria Bibliotecas. Projetos de leitura desenvolvidos por escolas da educação básica, bibliotecas, instituições e por pessoas de 11 estados são finalistas da premiação.

O Prêmio Vivaleitura é uma promoção conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura, coordenado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura e com patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha. O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) também apoiam a iniciativa.

Entre as quinze experiências finalistas serão escolhidos três projetos, que dividirão o prêmio de R$ 90 mil em dinheiro. O Vivaleitura deste ano recebeu 1.803 projetos de municípios das cinco regiões do país. Os objetivos do prêmio são aumentar e melhorar o acesso dos cidadãos à leitura, valorizar o livro como instrumento cultural e apoiar a criação e a produção de obras literárias. A festa de entrega dos prêmios acontecerá na quinta-feira (22), em São Paulo. A relação dos 15 finalistas está disponível no www.premiovivaleitura.org.br.

Iniciado em 2008 o Leituração é o único selecionado da Bahia e é realizado pela Diretoria de Formação e Experimentação Educacional do Instituto Anísio Teixeira, como atividade integrada ao Programa de Incentivo à Leitura, com apoio da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica, da SEC e da Fundação Pedro Calmon, autarquia da Secretaria de Cultura do Estado.

Segundo o coordenador do projeto, Jeudy Aragão, a indicação “é mais um valoroso reconhecimento pelo trabalho desempenhado no IAT em prol da melhoria da qualidade da educação pública na Bahia, que procura apoiar e fortalecer o processo de estímulo e habilidade em leitura dos alunos de rede pública do estado e da comunidade em geral”.

Esse estímulo acontece por meio da execução de cursos de capacitação continuada aos professores, bibliotecários ou responsáveis pelas bibliotecas ou salas de leitura, estabelecendo um “diálogo” com a leitura de forma lúdica, buscando um novo caminho para a aprendizagem, além de atividades diversas que desenvolvam a imaginação, resgatem as experiências do cotidiano e busquem na leitura novas formas de pensar e agir criticamente frente à sociedade.

Em sua fase piloto, o projeto foi desenvolvido em três etapas – a primeira, de formação continuada, com carga de 80 horas distribuídas em um período de três meses, que envolveu 200 cursistas, entre professores e funcionários. A segunda foi uma intervenção com oficinas artísticas e literárias com 2.800 alunos das unidades escolares envolvidas. A terceira foi a realização de uma avaliação de impacto.

Participaram do projeto, nove escolas – uma no interior (município de Lençóis) e as demais na capital, sendo uma de regime especial (Escola Estadual Lemos de Brito), localizada num presídio. Esta ação foi denominada Leituração na Educação Prisional em fase de expansão para o ano de 2010, com o apoio do MEC/FNDE.

Em 2009 o projeto Leituração Ano II oferece formação para 360 professores e cerca de três mil alunos, distribuídos em nove escolas em oito municípios do estado – Conceição de Jacuípe, Salvador, Amargosa, Jacobina e Serrinha, e Seabra (em duas escolas), Boninal e Piatã em nova modalidade denominada Leituração Quilombola.