Entre os dias 1º e 30 de novembro, a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), inicia a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. Com o enfoque voltado para a imunização dos animais e posterior declaração de vacinação junto à Adab, a expectativa é de que 100% dos bovinos e bubalinos sejam vacinados em todo o estado. Na primeira etapa, o índice vacinal alcançou 96,5% do rebanho baiano, estimado em 11 milhões de cabeças.

“A vacinação é tão importante quanto a declaração”, afirmou o diretor-geral da Adab, Cássio Peixoto, convocando todos os criadores para cumprir com o seu papel nesta etapa da campanha. De acordo com a legislação vigente, o criador que não declarar a vacinação pagará uma multa de 150 Ufirs por propriedade, além de ter a emissão da Guia de Trânsito de Animais (GTA) suspensa.

Para notificar a vacinação, os criadores devem apresentar em uma das unidades da Adab a listagem dos animais vacinados por sexo e faixa etária, além da nota ou cupom fiscal de aquisição das vacinas, que são emitidas em nome do proprietário. A agência possui 15 coordenadorias regionais, 71 gerências locais e 346 escritórios municipais estrategicamente distribuídos em todo o estado.