O Concerto Didático da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), este mês, será especial por três motivos. Além de romper as fronteiras de sua sede – o Teatro Castro Alves – e promover o concerto no Teatro da Cidade do Saber, em Camaçari, reunirá no palco os jovens talentos do projeto Neojibá e o violinista norte-americano Richard Young.

Com a regência dos maestros Ricardo Castro e Eduardo Torres, o concerto desta quarta-feira (28), às 16h, com entrada gratuita, apresentará três obras de Mozart, Tchaikovsky e Shostakovich.

O concerto será aberto com os naipes de cordas na Orquestra Juvenil 2 de Julho, primeira orquestra formada por meio do projeto Neojibá, que apresentarão a peça Quarteto para cordas nº 8, op. 110, do compositor russo Dmitry Shostakovich, composta em memória às vítimas do Facismo e da Segunda Guerra Mundial.

As outras duas obras – peças para solista e orquestra – serão apresentadas pela Osba. O concerto para fagote e orquestra em Si bemol maior, K.191, de Mozart, contará com a participação do fagotista do Neojibá, Abner Silva, e a peça Estudos sobre simples sons (Concerto para viola nº 2), do compositor Alexandr Tchaikovsky, terá a parceria do renomado violinista Richard Young.

Os Concertos Didáticos da Osba já são conhecidos pelo público soteropolitano como um importante projeto de formação de plateia e democratização do acesso à música de concerto.

A população de Camaçari também terá a oportunidade de se encantar com a execução de belas obras e receber noções teóricas sobre os instrumentos e a formação de uma orquestra.

Por meio de programas especialmente preparados para esta finalidade, a execução das obras serão intercaladas com breves falas do maestro que, de forma didática, abordará diversos aspectos do universo orquestral.

Richard Young

Aos 13 anos de idade, Richard Young foi convidado para apresentar-se para a Rainha Elisabeth da Bélgica, no Royal Palace, em Bruxelas e, desde então, tem sido convidado como solista por várias orquestras nas Américas do Norte e Sul, Europa, Leste Europeu, África e Austrália.

Recebeu uma premiação especial da Rockefeller Foundation American Music Competition, foi membro do New Hungarian Quartet, e violinista do Rogeri Piano Trio. Desde 1985 é violista do renomado Vermeer String Quartet. Richard Young tem se apresentado em vários prestigiados festivais, e já lançou inúmeros álbuns. Recebeu três indicações ao Grammy e foi produtor do CD do Vermeer Quartet, com a obra de Haydn “As sete últimas palavras de Cristo”.