Contribuir com a construção de projetos de vida e tomada de decisões no campo da reprodução humana é o que pretende o projeto “Promovendo os Direitos de Jovens: Cultura e Saúde Sexual e Reprodutiva em Salvador”, desenvolvido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em parceira com várias secretarias e instituições, entre as quais a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. O projeto será lançado neste sábado (7), às 14h, na Nova Sussuarana (Rua Doutora Régia Barreto, na Escola Estadual Ruth Pacheco) e é voltado para jovens de 16 a 24 anos.

A primeira turma do projeto terá início em janeiro de 2010 e beneficiará 60 jovens – 30 meninos e 30 meninas. Os módulos do curso abordarão temas relacionados à sexualidade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, diversidade sexual, relações raciais e de gênero, controle juvenil, direitos da população jovem, mediação de conflitos, políticas públicas e controle social.

O projeto é fruto de uma parceria entre a UNFPA, Governo do Estado, Prefeitura de Salvador, Embaixada dos Países Baixos, Instituto Mídia Étnica, CMA Hip Hop, CEAFRO/UFBA, Juventudes Negras pela Paz, Associações Comunitárias no Bairro de Sussuarana e Juventudes Negras dos Terreiros.

Os interessados serão selecionados por meio de entrevistas. As inscrições podem ser efetuadas entre os dias 9 e 19 deste mês, nos postos de inscrições credenciados – na Escola Estadual Ruth Pacheco, na Nova Sussuarana; no posto de saúde da Velha Sussuarana; na Escola Municipal Acelino Maximiano da Encarnação, na Velha Sussuarana. Maiores Informações pelo site www.unfpa.org.br/novo/.