Além de ser o destino turístico preferido dos brasileiros, a Bahia é também destaque entre os estrangeiros que visitam o país. De acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e Instituto Vox Populi com 2.405 turistas de 27 países da Europa e Ásia, além de México, Estados Unidos, Argentina e Chile, a capital baiana foi considerada a terceira opção de viagem ao Brasil. Salvador foi lembrada por 5% dos estrangeiros e ficou atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo e à frente de Fortaleza, que foi a segunda cidade nordestina mais lembrada.

Entre os atrativos eleitos pelos “gringos” estão as belezas naturais, as praias, o clima tropical e a diversidade. Quando o assunto é música, o destaque foi o samba, preferência de 46% dos entrevistados. Apesar disso, a grande surpresa foi o forró, que ficou à frente da Bossa Nova e foi o vice-campeão entre os ritmos brasileiros.

A violência nas grandes capitais do país, o trânsito e a falta de sinalização de ruas e estradas foram os aspectos negativos citados na pesquisa.

Bahiatursa intensifica promoção para atrair estrangeiros

De olho nesse mercado e na perspectiva de uma alta estação com muitos visitantes estrangeiros, a Bahiatursa realiza uma série de encontros e workshops no exterior para divulgação do estado como destino de viagem. Segundo a diretora de relações internacionais da Bahiatursa, Rosana França, os focos são os mercados da Argentina, Inglaterra e Estados Unidos. “ A nossa ideia é focar o Espicha Verão no mercado argentino, o turismo étnico-afro com os norte-americanos, aproveitando o bom desempenho da Bahia no voo da American Airlines e o público europeu, com a programação em Londres”.

Confira abaixo o calendário de feiras e workshops

9 a 12/11 – WTM/Londres – Inglaterra
14 a 17/11 FIT América Latina / Buenos Aires – Argentina
11 a 15/11 24ª Feira Internacional da cultura Afro / Filadélfia-EUA
17/11 Noite da Bahia / Miami-EUA
18 a 20/11 Festival Gastronômico da Bahia em Miami-EUA
9 a 11/11 Lançamento do Espicha Verão em Rosário, Córdoba e Buenos Aires