Os vencedores da Olimpíada do Servidor 2009 receberam os troféus nesta segunda-feira (9), durante solenidade no salão azul da Fundação Luis Eduardo Magalhães. A grande campeã da disputa, com 37 medalhas, sendo 12 de ouro, 16 de prata e nove de bronze, foi a Secretaria de Segurança Pública (SSP). O segundo lugar ficou com a Secretaria da Educação (SEC), que obteve, no total, 21 medalhas, sendo dez de ouro, dez de prata e uma de bronze. A terceira colocação no evento esportivo ficou com a Prefeitura de Lauro de Freitas, que ganhou 14 medalhas olímpicas – oito medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze.

A premiação reuniu autoridades, servidores e atletas. Ao abrir o evento, o secretário Manoel Vitório destacou a força agregadora do esporte e parabenizou os atletas pela participação. Segundo ele, a realização da Olimpíada coroou uma série de iniciativas empreendidas para valorizar o servidor público. “Posso afirmar que estamos materializando uma política efetiva de recursos humanos no Governo do Estado”, comentou, citando, como exemplo de ação empreendida, a requalificação do Planserv, hoje um plano de saúde com as contas equilibradas e prestando um bom serviço aos seus mais de 430 mil usuários, entre funcionários e familiares.

O secretário Manoel Vitório ressaltou ainda que a ação contou com total apoio do governador Jaques Wagner, que fez questão de participar da abertura da Olimpíada, realizada em outubro, no Estádio de Pituaçu, e que reuniu cerca de cinco mil pessoas, entre servidores e seus familiares.

Participação

A festa do esporte no serviço público contou com atletas de 23 secretarias estaduais, dos tribunais de contas do Estado e dos Municípios, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Assembléia Legislativa e da Prefeitura de Lauro de Freitas. O número de participantes foi quase o dobro da edição anterior do evento, em 2005, quando se inscreveram cerca de 1,2 mil atletas.

“Foi um evento maravilhoso, porque mostrou a força do esporte, que faz bem para o corpo e para a alma”, elogiou o secretário de Segurança Pública, César Nunes, que recebeu o troféu de campeão pela SSP. “O esporte é uma ferramenta poderosa de aproximação das pessoas, pois não discrimina ninguém”, complementou o superintendente de Desportos do Estado da Bahia, Raimundo Nonato, o Bobô.

Já a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, elogiou a parceria com o Governo do Estado na realização da Olimpíada, ao receber o troféu pelo terceiro lugar obtido pela prefeitura do município. “Foi uma honra participar da Olimpíada, que é uma das formas de mostrar a importância do servidor público”, disse Moema.

Olimpíada do Servidor busca proporcionar saúde ocupacional e qualidade de vida

A Olimpíada do Servidor é uma das ações do programa Bem Viver – integrante do Você Servidor, iniciativa lançada em junho pelo Governo do Estado, visando o bem estar do servidor público sob vários aspectos, da saúde ocupacional à qualidade de vida – que, entre outras medidas, está disponibilizando vagas em atividades físicas realizadas na Vila Olímpica, numa parceria com a Sudesb.

Um vídeo sobre o programa Você Servidor foi apresentado durante o evento, bem como o endereço do blog do Bem Viver – www.bemviver.ba.gov.br -, que já está no ar, com dicas de saúde e outros temas afins. “Conseguimos fazer um evento que agregou, de forma participativa, um número significativo de servidores, e isso nos traz muita satisfação”, disse o superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone.

Tambone afirmou que a Olimpíada é o ponto de partida para consolidação de uma política de esporte para o servidor. “Está sendo criado um comitê de fomento ao esporte para o servidor público”. Disse também que já está acertada a realização da Corrida Anual do Servidor e do Torneio de Futebol de Campo, ambos em 2010.

Integração

Ganhadora de quatro medalhas de ouro e uma de prata no atletismo, a servidora da Prefeitura de Lauro de Freitas, Rafaela Carvalho, disse que a olimpíada foi muito legal e bem organizada. “Adorei a integração com os colegas e fiquei muito feliz em representar bem a prefeitura, conquistando tantas vezes o pódio”, disse.

Diretor de esportes da Prefeitura de Lauro de Freitas e servidor estadual, Francisco Canindé, que participou da última edição do evento, em 2005, constatou que, com a participação do Governo do Estado, a organização da olimpíada ficou muito melhor. Ele também integrou os times de futebol de campo e de basquete da prefeitura, que conquistaram o terceiro lugar em suas respectivas modalidades.

Este ano, o número de modalidades também foi recorde. Atletismo, futebol de campo, futsal, basquetebol, natação, vôlei de quadra, vôlei de praia e beach soccer, além de jogos de salão – futebol totó, tênis de mesa, biriba, dama, dominó, xadrez e sinuca.

Foram mais de 200 jogos nos esportes coletivos, sem contar as partidas de Jogos de Salão e as provas de Atletismo e Natação. Outro número que demonstra a grande mobilização conseguida pelo evento entre os servidores é o de acessos ao blog Placar da Olimpíada, 50 mil entre os dias 18 de setembro e 30 de outubro, numa média de 1,1 mil por dia.

Com mais de 600 comentários registrados, o blog atuou como um canal interativo, veiculando as manifestações dos servidores e ajudando a coordenação a falar diretamente com os participantes.

Foi a primeira vez que o Governo do Estado atuou na organização do evento, promovido pela Associação de Funcionários Públicos do Estado (Afpeb) desde a década de 50 do século passado. A organização ficou a cargo da Afpeb, das secretarias da Administração (Saeb) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Sudesb, com apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas.