O Colégio Estadual Batista Neves, em Cajazeiras, está entre os finalistas do Prêmio Itaú Unicef, que será realizado em São Paulo, na segunda-feira (16). A participação de 100 estudantes do colégio em atividades culturais e pedagógicas, em parceria com a ONG Casa do Sol, teve reconhecimento nacional. Cada uma das organizações responsáveis pelos até quatro projetos vencedores receberá um prêmio no valor de R$ 70 mil.

“Foi um salto positivo. Os alunos evoluíram na leitura e no uso da gramática, além de ser perceptível a melhora na autoestima”, declarou a diretora da unidade escolar Jeana de Oliveira, acrescentando que atividades como esta trazem dignidade e sonhos a uma comunidade que convive no dia-a-dia com um alto índice de violência.

O reconhecimento é resultado de um trabalho com 100 dos 800 estudantes do ensino fundamental que praticam dança e teatro e participam de reforço escolar na ONG Casa do Sol. A estudante da 4ª série, Lidiane Lima, de 11 anos, que participa das atividades desde os três, ressaltou que descobriu o gosto pela escrita de textos diversos e o melhor para ela é poder ajudar outros colegas, já que, durante as aulas de reforço, tem a oportunidade de passar os conhecimentos para os menores. “Fico feliz em ganharmos o prêmio, pois todos aqui ficam bem mais animados nas aulas”.

Família 

A participação da família no processo educacional tem o acolhimento tanto do Colégio Estadual Batista Neves, quanto da ONG Casa do Sol, que trabalham nesta parceria desde 2006. Muito entusiasmada com o desenvolvimento do filho, a mãe de um dos meninos que frequenta as atividades, Célia dos Santos, afirma que o convívio com outras crianças e as atividades artísticas tornaram o filho mais independente. “Por ele, não saía mais daqui. Na hora de ir embora, ele chora. Para mim isto é ótimo, melhor do que ficar na rua fazendo coisa errada”, afirmou.

O projeto, que atende, por meio de atividades lúdicas de escrita e leitura, aos estudantes do Batista Neves, é chamado de Espaço Novo. Para a coordenadora pedagógica da Casa do Sol, Dária Santana, não existe divisão das duas instituições. “O trabalho é realizado em sintonia e o acompanhamento é feito por ambas, desde a família até o desempenho do aluno”, destacou.

Dária disse que a comunidade de Cajazeiras está muito feliz com os resultados do trabalho com as crianças. “Como estamos na periferia e estas crianças estão envolvidas em muitos problemas em casa, por conta, muitas vezes, de fatores econômicos e sociais, ser reconhecida com um prêmio é colocar um sonho em prática e saber que fazem parte desta sociedade”.

Prêmio Itaú Unicef 

É uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Tem como objetivo reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuem, em articulação com escolas públicas, para a educação integral de crianças e adolescentes brasileiros.