Após visitarem a Unidade Central do SineBahia e conhecerem a nova metodologia implementada pelo serviço, representantes do estado venezuelano de Aragua reuniram-se, na última quarta-feira (11), com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, para reproduzir o modelo do SineBahia na Venezuela.

Ao final da reunião, ficou acordado que o governo de Aragua formalizará a intenção através de uma carta, para que, em seguida, até o primeiro trimestre de 2010, os estados estabeleçam um termo de cooperação técnica. A Setre assim ficará responsável por destacar uma equipe, dentro da Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho (Sudet), para um diagnóstico presencial da realidade do mercado de trabalho em Aragua e um posterior plano de ações para a criação do serviço de intermediação venezuelano.

O estado de Aragua também vai designar uma equipe, que virá até a Bahia para um período de intercâmbio. Segundo a superintendente de Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, peças importantes dentro da estrutura do SineBahia, como a Central de captação de vagas, o Serviço de psicologia e a Supervisão de qualificação profissional, deverão ser entendidas minuciosamente para que a replicação da metodologia seja bem-sucedida.

Maria Thereza completou falando sobre a satisfação com a parceria. “Receber esse convite da Venezuela é, talvez, o ponto máximo na trajetória do SineBahia. Nós temos alcançado as metas, quebrado recordes – como os mais de 6.100 colocados no mês de outubro –, mas irradiar o nosso método para fora do país nos deixa plenamente convictos da eficácia desse trabalho”.

Com índices de desemprego similares aos registrados no Brasil, a Venezuela foi o sexto país a conhecer a metodologia integrada do Serviço Estadual de Intermediação. Antes, além da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Moçambique, Angola, República Dominicana, França e El Salvador já haviam passado pela unidade central com objetivo semelhante.