Os servidores estaduais dos três poderes que já tenham dado entrada em pedido de aposentadoria ou que tenham 69 anos podem se inscrever para mais uma edição do Prepare-se, programa da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) que visa esclarecer sobre os direitos e deveres em relação à previdência e incentivar o trabalho social e voluntário, além de uma vida saudável e sem sedentarismo.

Um encontro com esses servidores será realizado entre os dias 9 e 11 de dezembro, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Cada servidor inscrito tem direito a inscrever mais um familiar. No total, estão disponíveis 200 vagas.

Para efetuar a inscrição, basta se dirigir a uma das 20 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), situadas em postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da capital e do interior ou acessar o Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

Na página eletrônica, é só clicar no ícone do programa (que está disponível do lado direito da página), clicar no botão inscrição, preencher a ficha e clicar no botão enviar. Os servidores que pretendem levar um parente para participar do Prepare-se devem indicar o nome no ato da inscrição.

Durante os três dias de evento, os servidores participarão de diversas palestras e oficinas, com foco na preocupação do Governo do Estado com o futuro dos funcionários que dedicaram anos de suas vidas ao serviço público estadual e à sociedade baiana, sem deixar de lado os direitos desses servidores.

Para isso, serão promovidas mesas redondas para discutir os aspectos legais para a concessão das aposentadorias e as atribuições da unidade gestora do regime próprio de previdência social do Estado – a Superintendência de Previdência, que funciona no âmbito da Saeb – e do Conselho Previdenciário do Estado (Conprev).

O Prepare-se está em conformidade com as disposições contidas no Estatuto do Idoso, que atribui ao Poder Público o dever de criar e estimular programas de preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, esclarecendo-os sobre os direitos sociais e de cidadania.

Para falar deste assunto, o evento contará com a participação de representantes do Procon, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), da Procuradoria Geral do Estado e do Tribunal de Contas do Estado, respectivamente.

Também participam do evento, o Núcleo de Interatividade dos Veteranos da Polícia Militar, a Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade da Terceira Idade da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Secretaria da Fazenda e a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), integrante da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), além do Instituto Mauá e do Planserv.