As 18 emendas de bancada que os deputados federais baianos vão apresentar, nesta quarta-feira (25), à Comissão de Orçamento do Congresso Nacional para 2010 foram confirmadas, nesta terça (24), em Brasília. O secretário do Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, comemorou a decisão, lembrando que participou das reuniões onde foram discutidas as prioridades. “São projetos importantes em diversas áreas, a exemplo do setor de mobilidade urbana, saúde, educação, segurança e infraestrutura”.

As emendas serão analisadas pelas comissões setoriais antes de comporem o relatório final, que deve ficar pronto em dezembro. Segundo Pinheiro serão direcionados recursos para a ampliação da infraestrutura de Salvador, da região metropolitana e de Feira de Santana.

Em relação às rodovias, destaque para a duplicação da BR-415, que liga Ilhéus a Itabuna, recuperação de trechos da BR-030, da BR-235 e do anel viário de Juazeiro. “Também garantimos recursos de remanejamento para atender ao anel viário da BR-116, na cidade de Euclides da Cunha”.

As emendas também vão priorizar as quatro universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste (Uesb), de Feira (Uefs) e do Estado (Uneb), além da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Outro direcionamento será para a construção de um novo prédio destinado ao Instituto de Humanidade, Cultura e Arte da Universidade Federal da Bahia, garantia de equipamentos para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet´s), e também de recursos para a realização de estudos preliminares e projeto da ponte que poderá ligar Salvador a Itaparica.