Em solenidade a ser realizada nesta terça-feira (1º), o Governo do Estado, por intermédio das secretarias da Fazenda (Sefaz) e da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm) e da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), em parceria com a Coelba, irá comemorar a marca de 11.120 refrigeradores entregues aos clientes do projeto Nova Geladeira.

Durante o evento, seis clientes serão contemplados, representando os consumidores baianos que já adquiriram refrigeradores eficientes por meio do projeto. Participam da entrega, que acontece às 11h, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, o governador Jaques Wagner, o subsecretário da Fazenda, Carlos Alberto Batista, os presidentes do Grupo Neoenergia, Marcelo Corrêa, da Coelba, Moisés Sales, e da Ebal, Reub Celestino.

Pelo projeto, a concessionária de energia elétrica subsidia 70% do valor do eletrodoméstico e o Governo do Estado 10%, por meio da isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), restando para o consumidor 20% do valor total do equipamento, o que equivale a R$ 120. A isenção beneficiará consumidores que tenham consumo médio nos últimos três meses maior ou igual a 80 kWh/mês e só possuam um refrigerador e em estado precário de funcionamento.

De acordo com o secretário da Fazenda, Carlos Martins, a ação demonstra a visão democrática do governo na concessão de benefícios fiscais, seja estimulando segmentos estratégicos da indústria ou por ações sociais como essa.

“A concessão da isenção confirma uma política tributária voltada não apenas para a restauração da competitividade industrial do estado, mas também conduzida em busca de uma sociedade mais justa e de um compromisso com a cidadania da população baiana”, afirmou Martins.

Os refrigeradores do Nova Geladeira foram escolhidos criteriosamente – são equipamentos de 252 litros, com Selo Procel de economia de energia e apresentam o menor consumo entre os equipamentos hoje disponíveis no mercado. Graças à sua eficiência, podem proporcionar uma economia média de 76kWh/mês, o equivalente a R$ 51,00 na conta de energia.

Além disso, os eletrodomésticos adquiridos utilizam o isobutano, gás refrigerante considerado ecológico, pois não agride a camada de ozônio e não aquece o planeta. Além dos mais de 11 mil refrigeradores vendidos, a Coelba já doou, por meio do projeto, mais de 37 mil lâmpadas fluorescentes compactas, mais econômicas.

Projeto

Uma geladeira em mau estado de conservação pode ser responsável por até 70% do valor da conta de energia de um consumidor de baixo poder aquisitivo. Atento a esta questão e com o objetivo de promover o consumo eficiente, adequando a conta à capacidade de pagamento dos consumidores, o Grupo Neoenergia lançou o projeto Nova Geladeira, em junho de 2008.

O projeto faz parte do Energia para Crescer, programa de Responsabilidade Social do Grupo Neoenergia, e está sendo viabilizado por meio dos Planos Anuais de Eficiência Energética das três distribuidoras de energia do Grupo – Coelba, na Bahia, Celpe, em Pernambuco, e Cosern, no Rio Grande do Norte.

No total, foram disponibilizados 30 mil refrigeradores para os três estados. Em 2009, O Grupo Neoenergia já vendeu aproximadamente 13 mil refrigeradores e doou mais de 53 mil lâmpadas fluorescentes compactas.

Na Bahia, o projeto já passou por Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Juazeiro, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna e Bom Jesus da Lapa.