Conhecer as mulheres integrantes do projeto e o que elas poderão fazer para ajudar na mediação de conflitos. Essa foi a intenção da caminhada promovida pelo Mulheres da Paz na Bahia, na manhã desta sexta-feira (4), nos bairros do Phoc I, II e III, no município de Camaçari.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), da secretaria do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) em Camaçari e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal.

Segundo a coordenadora do projeto, Heloiza Egas, a caminhada foi proposta pelas próprias mulheres e, de acordo com a psicóloga Gabriela Castro, que acompanha as turmas no município, “reflete o empoderamento e a força de agirem juntas por um ideal”.

Para a mulher da paz, Carla Mendes, a idéia de divulgar o projeto é importante para que a comunidade conheça quem essas mulheres. “Estamos, aqui, dispostas a esclarecer à comunidade como iremos interagir, mostrando que podemos ajudar o nosso bairro, mediando conflitos, mapeando os serviços sociais, encaminhando os nossos jovens para projetos, tirando-os das ruas”.

A secretária de Desenvolvimento Social de Camaçari, Jailce Andrade, ressaltou que eventos do tipo ajudam às instâncias de governo unir forças. “O município, em conjunto com o Estado e as mulheres, também começa a incorporar a cultura de paz. Esse projeto é de grande importância. Precisamos, cada vez mais, aumentar o entrosamento entre a comunidade e o poder público”.

Em Camaçari, participarão 100 mulheres, sendo que 64 delas já estão em fase de capacitação. No mês de novembro, elas já receberam a primeira parcela do benefício. Já as 36 restantes iniciam a capacitação em janeiro de 2010.

As mulheres participam de aulas sobre violência contra mulher, direitos humanos, acesso à Justiça, direito dos idosos e das crianças, ações do Pronasci, mediação de conflitos, entre outros temas.