Os certificados de conclusão do Projeto Juventude Cidadã, coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), foram entregues, nesta sexta-feira (4), para 320 jovens dos municípios de Camaçari, Candeias e Amargosa. Na festa de celebração do encerramento das atividades, eles apresentaram temas relacionados à segurança do trabalho, reciclagem de papel, saúde e meio ambiente nos estandes montados na área externa da Câmara de Vereadores de Camaçari.

Iure de Souza, de 18 anos, do município de Camaçari, disse que a certificação no projeto coroou uma semana de boas notícias. “Terça-feira eu iniciei no meu primeiro emprego e hoje recebo o meu certificado. A semana, para mim, não poderia ser melhor”, comemora. O jovem cursou Administração, no módulo profissionalizante do Juventude Cidadã, e conquistou uma vaga em uma empresa de locação de empilhadeiras e plataformas. “Ainda estou no processo de aprendizagem, mas já consigo colocar em prática o que aprendi durante o curso”, relatou.

A superintendente de Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, disse que o Projeto Juventude Cidadã é mais uma das ações de qualificação que o Governo do Estado vem realizando em todo o território baiano. “Os cursos oferecidos buscam atender a demanda do mercado de trabalho local”. A entidade executora do projeto, nos três municípios citados, foi a Associação de Desenvolvimento Sócio Educativo e Cultural da Bahia (Adesc). Camaçari ofereceu cursos de Administração e Operador de Telemarketing, enquanto Candeias e Amargosa, o de Administração.

O Projeto Juventude Cidadã é voltado para jovens com idade entre 16 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, e desenvolve ações de formação em direitos humanos, cidadania e qualificação profissional, visando o ingresso dos mesmos no mundo do trabalho. Esta ação é parte do calendário de atividades do projeto coordenado pelo Governo do Estado por meio da Setre e conforme iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego.