Referência nacional e de reconhecido valor internacional, a típica cerâmica de Maragogipinho, distrito do município de Aratuípe, no Recôncavo baiano, é atração da Sala do Artista Popular (SAP), em exposição que acontece no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, no Rio de Janeiro, desta quinta-feira (10) a 17 de janeiro.

Promovida pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart), ligado ao Ministério da Cultura, Maragogipinho e a Tradição do Barro conta com a parceria regional do Instituto Mauá, órgão oficial de gestão do setor artesanal no estado.

A mostra é resultado das ações de fomento, preservação e promoção da legítima arte produzida na Bahia, aliada à valorização do artesão e mestre-artesão e mantendo intacta a tradição secular de gerações.

Maior polo de cerâmica artesanal do estado e um dos maiores da América Latina, Maragogipinho tem no trabalho com o barro e a argila a sua principal atividade econômica.