As tardes de domingo do Pelô ganham um clima novaiorquino no mês de dezembro. É o projeto Jazz no Verão do Pelô que vai movimentar o Largo Quincas Berro D’Água, nos dias 13 e 20 deste mês, sempre a partir das 16h, com o lendário baterista ambidestro Dom Lula Nascimento junto com a Jazz Avant Garde Band. O projeto é uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O show intitulado O Som do Dom é dirigido pelo maestro Letieres Leite, que também se apresenta com a banda comandando os sopros, e conta ainda com Wadson Calasans na guitarra, Milton no baixo, além de Dom Lula Nascimento na bateria. No repertório, temas como A Rã, Tuttu, Maracangalha e Amazonas. Para a produtora Analu Franca, o projeto se propõe a criar um novo espaço no Pelourinho para a cultura jazzística. “Dom Lula é um músico que faz a diferença no jazz da Bahia e um dos maiores bateristas do estilo”, conta Analu.

Dom Lula

Um dos mais influentes instrumentistas brasileiros, conseguiu unir o requinte do jazz com a batucada brasileira. Com seus impressionantes 50 anos de carreira, atua com maestria na cena jazzística de Salvador, através de uma trajetória brilhante com grandes nomes da música brasileira e universal, como Nina Simone, Dom Salvador, Wayner Shorter, John Scofield, João Donato, Nara Leão, Elza Soares, Luiz Melodia, Carlos Lyra, Wilson Simonal, dentre outros grandes artistas. Sua carreira começou no ano de 58 tocando na orquestra de seu pai, o trompetista Téofilo Luiz.

Dom Lula foi o precursor dos trios de bossa jazz, que se tornaram uma febre nos anos 60. Atualmente, além de seu trabalho solo, apresenta-se no Jazz Rock Quarter junto com o guitarrista baiano Luciano Souza e o cantor e compositor Luiz Lassere.

Confira outras atrações do Pelourinho Cultural no site www.pelourinho.ba.gov.br.

Serviço

O quê: Jazz no Verão do Pelô
Quando: 13 e 20 de dezembro, às 16h
Onde: Largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho
Quanto: GRATUITO