O novo tratamento para a tuberculose foi apresentado nesta quarta-feira (9) para médicos e enfermeiros dos municípios que integram a 12ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com sede em Serrinha.

Os profissionais serão multiplicadores nos seus respectivos municípios, repassando as novas recomendações no cuidado ao paciente, que serão introduzidas no tratamento a partir de 2010 no país. Com esse novo tipo de tratamento, as autoridades sanitárias pretendem facilitar a adesão ao programa e reduzir o número de casos de abandono e de mortes.

O treinamento, promovido pela 12ª Dires, foi conduzido pelas técnicas Liane Santiago e Ana Célia Santiago e pelo médico Bruno Matos, do município de Serrinha. O evento aconteceu durante todo o dia, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Na atualização, os profissionais puderam, através de exercícios práticos de casos clínicos, discutir as mudanças e operacionalização do tratamento e também conheceram a situação da tuberculose no mundo, no Brasil, na Bahia, na região e em cada município, destacando os de maior incidência.

Segundo Liane Santiago, os participantes avaliaram positivamente o treinamento, alcançando o objetivo de orientar e treinar multiplicadores. O evento foi encerrado com orientações de como realizar o treinamento em cada município, sendo reforçada a importância da capacitação para os profissionais.