LOCAL: Teatro Cidade do Saber, Rua do Telégrafo, s/nº, bairro Natal, município de Camaçari.
DATA: 15.12.09 (terça-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: cerimônia de entrega de certificados de 500 trabalhadores qualificados para o setor de construção civil por meio do programa Próximo Passo

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

QUALIFICAÇÃO: beneficiou trabalhadores dos municípios de Camaçari, Dias D´Ávila e Simões Filho. Foi promovida pelo Governo do Estado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no âmbito do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), e executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com as prefeituras. No total, o Próximo Passo prevê a qualificação social e profissional de aproximadamente 10 mil trabalhadores de municípios da Região Metropolitana, como Madre de Deus, Salvador, Itaparica, Lauro de Freitas, Candeias e Vera Cruz. O investimento chega a R$ 7,4 milhões. São cursos de pedreiro, azulejista, reparador, gesseiro, pintor, encanador, eletricista, carpinteiro, armador, montador e almoxarife.

PRIMEIRO PASSO: tem como objetivo atender à demanda de mão-de-obra qualificada para as vagas criadas pelo crescimento econômico, em particular do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A expectativa é beneficiar 185 mil pessoas de 13 regiões metropolitanas brasileiras, a exemplo das de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Distrito Federal, entre outras.

PÚBLICO-ALVO: integrantes de famílias em vulnerabilidade econômica beneficiárias do Programa Bolsa Família, com faixa etária acima de 18 anos e, no mínimo, à 4ª série do ensino fundamental. Os interessados devem se inscrever nos cursos oferecidos por meio de unidades do SineBahia e dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da sua localidade. Serão priorizados os inscritos de famílias com menor Índice de Desenvolvimento da Família (IDF). As mulheres terão garantia mínima de 30% das vagas. Os alunos terão auxílio para transporte e lanche durante o curso, cuja carga horária é de 200 horas. 

JUSTIFICATIVA: além dos investimentos em infra-estrutura nas áreas de transporte, energia, saneamento, habitação e recursos hídricos previstos pelo PAC para o período 2007/2001, algo em torno de R$ 504 bilhões, dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD/2006) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) demonstram um crescimento da ocupação no setor de construção civil entre os beneficiários do Bolsa Família, justificando a escolha desse segmento para dar início a um projeto nacional de qualificação profissional.