Publicada às 13h

Atualizada às 13h50

Seu José Santana está desempregado há dez anos e para reverter esse quadro se inscreveu em um curso de capacitação. Agora, já com o certificado de pedreiro, disse que se sente mais preparado para o mercado de trabalho. “Com certificado o mercado já está difícil. Imagine sem. Resolvi buscar o curso pra ficar qualificado e conseguir mais rápido um emprego”, declarou.

Seu José é uma das 500 pessoas da Região Metropolitana de Salvador (RMS) que receberam nesta terça-feira (15), em Camaçari, o certificado de qualificação profissional através do programa Próximo Passo. Fruto de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal, o programa beneficiou inicialmente trabalhadores dos municípios de Camaçari, Dias d’Ávila e Simões Filho.

Voltado para pessoas beneficiárias do Bolsa Família acima de 18 anos e que tenham estudado até a 4ª série, o Próximo Passo vai atender ainda trabalhadores de outras cidades, como Madre de Deus, Salvador, Itaparica, Lauro de Freitas, Candeias e Vera Cruz. A expectativa é preparar até o próximo ano dez mil pessoas para o setor da construção civil, área que, segundo o governador Jaques Wagner, ganha cada vez mais destaque no cenário baiano.

“Esse curso é voltado para o setor da construção civil, porque é a área que está ganhando espaço no cenário econômico da Bahia. São diversas ações do PAC nesse setor, como o programa Minha Casa Minha Vida, que precisa de pedreiros, carpinteiros, montadores, e essas pessoas estão sendo qualificadas para trabalhar nessas obras”, disse Wagner.

Durante dois meses, os alunos aprendem profissões como gesseiro, encanador e eletricista. A iniciativa federal, que representa, somente na Bahia, um investimento de quase R$ 7,5 milhões, vai oferecer cinco mil vagas até 2010. Desse total, 30% são para mulheres.

O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, observou que esse programa é essencial para qualificar as pessoas para o mercado de trabalho. “As pessoas precisam ter um mínimo de qualificação e esse curso é uma forma de prepará-las para o mercado de trabalho. O setor da construção civil está crescendo e precisamos de mão-de-obra qualificada”, destacou.

Como se inscrever

Para ter acesso ao programa, o interessado deve se dirigir a qualquer unidade do SineBahia ou do Centro de Referência da Assistência Social da sua localidade. Serão priorizados os que possuem menor índice de desenvolvimento da família. Os alunos terão auxílio para transporte e lanche durante todo o curso.

Desempregado há dois anos, Seu José Bispo aproveitou a oportunidade e se inscreveu no curso de carpinteiro montador. Bastou pegar o certificado para conquistar novamente um emprego. “Eu fiz o curso dois meses e assim que concluí fui chamado pra trabalhar no programa Minha Casa, Minha Vida. Pra mim foi ótimo, porque é minha dignidade de volta. Agora posso ajudar novamente em casa, levando a comida pra minha família”, comemorou.

Governador visita fábrica

O governador visitou ainda a fábrica da Bahia Pulp. Localizada no Complexo Industrial de Camaçari, ela aumentou sua produção anual de celulose de 115 mil para 500 mil toneladas, o que representa 15% da fabricação mundial – 94% desses produtos são exportados para Ásia, Europa e América do Norte, tornando a empresa uma referência em todo o mundo.

A celulose solúvel fabricada pela Bahia Pulp é destinada à indústria têxtil e para a produção de insumos para verniz, esmalte, papel celofane e pasta de dente, dentre outros.