LOCAL: vila de Morro de São Paulo, no município de Cairu, território de identidade Baixo Sul, a 307 quilômetros de Salvador.
DATA: 09.01.10 (sábado)
HORÁRIO: 10h30

O QUE É: abertura das comemorações pelos 400 anos de instalação da Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu e assinatura de ordens de serviço para execução de obras de urbanização, infraestrutura e recuperação do patrimônio histórico em Morro de São Paulo.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

ORDENS DE SERVIÇO:

Requalificação urbana: ação integrante do Prodetur II, com recursos da ordem de R$ 3,2 milhões, além dos cerca de R$ 800 mil que serão viabilizados pela prefeitura para indenizações. O projeto contempla os aspectos urbano e ambiental. Serão realizadas obras de pavimentação, drenagem, paisagismo, reforma de praças e mirantes, instalação de pontes de madeira, bem como recuperação da Área de Preservação Permanente e da lagoa, entre outras ações. Locais de intervenção: Praça do Portaló/Casa da Guarda, Farol da Ponta, Praça da Amendoeira, cemitério, trilha do farol, Praça Aureliano Lima, Fonte Grande e riacho, Rua e Fonte da Biquinha, Morro da Mangaba, Bairro da Lagoa, Rua Caminho da Praia, Rua da Prainha e Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia e Bairro de Nossa Senhora da Luz.

Aterramento da rede de iluminação pública: obra orçada em aproximadamente R$ 1,8 milhão, sendo parte desse total financiado pelo BNB e o restante de contrapartida municipal.

Restauração da Fortaleza do Tapirandu: obra contemplada com recursos não-reembolsáveis do Programa de Preservação do Patrimônio Histórico e Arqueológico do BNDES e incluída no PAC Cultura. Investimento de R$ 2,8 milhões.

IMPORTÂNCIA: essa é a primeira vez que a localidade passará por intervenções urbanas. As obras irão minimizar os impactos decorrentes da atração populacional e da falta de ordenamento do espaço ao longo das últimas décadas, beneficiando a população residente e os visitantes.

CAIRU: é o único município-arquipélago do Brasil, com extensão territorial de aproximadamente 451 quilômetros quadrados e população estimada em 14.438 habitantes. A cidade foi emancipada em 1838 e atualmente a prefeitura é comandada por Hildécio Meireles. As principais atividades econômicas do município são a pesca, agricultura e o turismo. Destaque também para a produção de gás natural do Campo de Manati.