A Fundação Pedro Calmon (FPC), da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), sempre ligada à cultura baiana, por meio da Biblioteca Juracy Magalhães Junior, estará presente na Festa do Rio Vermelho, dedicada à Iemanjá. Na ocasião, a FPC lançará a campanha No dia 2 de fevereiro não é só Iemanjá que receberá presentes. Doe livros para a biblioteca Juracy Magalhães Jr. O objetivo é estimular a doação de livros novos, infanto-juvenis, e que tenham como tema a cultura afro-brasileira e africana.

A idéia é que as obras doadas sirvam de reforço para a aplicação da Lei 10.639/03, que estabelece o ensino da história da África e da Cultura Afrobrasileira nas escolas. A diretora da biblioteca, Sônia Morelli, explica que o objetivo da campanha, voltada para o público infantil, é importante. “O gosto pela leitura deve ser estimulado desde criança. E esse é um tema que tem despertado muito interesse dos nossos leitores”.

Morelli diz que a biblioteca possui títulos do tema, mas essas obras no setor infantil garantirão a satisfação dos leitores mirins. “Essa leitura contribui para acabar com o preconceito racial”, ressalta. A diretora explica que a biblioteca Juracy Magalhães Jr. sempre participa das atividades culturais do bairro, como o Dia dos Pescadores, comemorado em 29 de junho, e a Festa de Iemanjá.

“Nada melhor do que uma festa popular como esta para disseminar a cultura e a consciência da necessidade de doações de livros para estimular a leitura. As obras poderão ser acessadas o ano todo. Será um retorno para a cultura negra e para os leitores da biblioteca”, disse Morelli.

A gerente do sistema de bibliotecas públicas, Cristina Santos, também acredita que o hábito da leitura deve ser estimulado na infância e que é preciso investir nessa área. “É pela vontade de ler das crianças que pretendemos resgatar a história da cultura afrobrasileira e africana. As crianças também poderão conhecer parte da herança cultural da nossa terra e assim elevarem sua auto-estima e seus valores, além de conhecerem a história do bairro e da festa mais popular do local”.

A sugestão por livros novos foi dada pelo fato de que muita gente doa livros antigos à biblioteca, que são bem aproveitados. Mas a maioria não conhece ou não possui acesso a esse tipo de tema, principalmente voltado para o público infanto-juvenil. “Queremos estimular também a visita à livraria para conhecer novos títulos e autores que trabalham com a área”, afirma Cristina.

Desconto na compra – A Fundação Pedro Calmon buscou parceria com a livraria LDM Multicampi, localizada na Rua Direta da Piedade, Centro, que garantiu desconto de 20% na compra de livros infanto-juvenis sobre a cultura afrobrasileira e africana. Para adquirir o desconto, basta procurar a funcionária Maria Fernanda, do setor infantil, e informar sobre a campanha da FPC.