LOCAL: Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).
DATA: 05.02.10 (sexta-feira)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: lançamento do Plano Operativo Tripartite do programa federal “Ações Integradas da Prevenção ao Uso de Drogas e Violência” e assinatura do acordo de cooperação federativa para execução do mesmo.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PLANO: tem como objetivo o enfrentamento e a prevenção ao uso abusivo de drogas e diminuir a violência em cidades baianas, por meio do fortalecimento das redes social e de saúde voltadas para esta problemática. Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho serão os quatro primeiros municípios a participarem do plano, resultado do esforço conjunto dos governos federal, estadual e prefeituras municipais. Serão beneficiados, prioritariamente, jovens entre 15 e 29 anos de idade, seus familiares e respectivas comunidades. Para tanto, por meio de uma parceria entre o governo estadual e as Universidades Federais da Bahia e do Rio Grande do Sul, serão capacitadas 25 mil pessoas, entre profissionais de educação, saúde e segurança, operadores do direito e lideranças comunitárias e religiosas para fazer a abordagem e o encaminhamento dos usuários ao tratamento e atuar no trabalho de prevenção e reinserção social. A capacitação já foi iniciada e no dia do lançamento serão certificadas 300 pessoas. Essa é a primeira vez que o Estado adota uma estratégia de enfrentamento ao problema das drogas sob o prisma de saúde e questão social.

CONSULTÓRIOS DE RUA: a instalação de consultórios de rua é uma das ações para a prevenção ao uso de drogas e atenção ao usuário e seus familiares. Nos equipamentos, crianças e jovens serão convidados a experimentar novas atividades como alternativa ao mundo das drogas, além de estimulados a conversar sobre seus problemas. O atendimento será realizado por equipes devidamente capacitadas para a realização de intervenções interdisciplinares preventivas e diretas ao uso de drogas lícitas e ilícitas e a outros comportamentos de risco. Também serão promovidas ações de prevenção e redução de riscos e danos à saúde de crianças, adolescentes e jovens em situação de rua. O projeto dos consultórios de rua foi desenvolvido há sete anos pelo psiquiatra baiano Antonio Nery, mas por falta de recursos não foi possível dar continuidade.