LOCAL: município de Macaúbas, no território de identidade Bacia do Paramirim, a 681,7 quilômetros de Salvador.
DATA: 10.02.10 (quarta-feira)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: entrega de uma viatura da Polícia Militar e assinatura de autorização para celebração de convênio de cessão de tubulação e entrega de material hidráulico. Na oportunidade acontece o anúncio do lançamento da licitação de obras de reabilitação e pavimentação de trecho da BR-349.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

VIATURA: modelo Blazer, padronizada, ano 2010. Será utilizada no reforço do policiamento ostensivo visando à prevenção da violência e criminalidade.

MATERIAL HIDRÁULICO E TUBULAÇÃO: serão fornecidos pelo Estado, para a prefeitura realizar a ampliação da rede de abastecimento de água para atender as localidades Pau de Légua e Varzinha. São mais de cinco mil metros de tubulação O investimento de R$ 20,4 mil beneficiará 290 pessoas.

ÁGUA PARA TODOS: o convênio faz parte do programa, que reúne todas as ações de saneamento básico do Estado e já atingiu 390 dos 417 municípios baianos. São mais de 2,3 milhões de pessoas beneficiadas, num investimento de aproximadamente R$ 878 milhões em obras concluídas e em execução. Por meio do Água para Todos, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade e ampliar os serviços de esgotamento sanitário em todo o estado, beneficiando 3,5 milhões de baianos.

BR-349: o trecho que passará por intervenções coincide com a BA-245, por isso será reabilitado e pavimentado pelo Estado. Seus 27 quilômetros de extensão ligam a BA-156 (Macaúbas) ao município de Ibipitanga. Nele trafegam, em média, 160 veículos por dia. A obra, orçada em R$ 3,9 milhões, beneficiará 115 mil habitantes de Ibipitanga, Ibitiara, Novo Horizonte, Macaúbas, Rio do Pires e Caturama. A mineração e agropecuária da região também serão favorecidas com a ação.

MACAÚBAS: com extensão territorial de 3.039 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 48.633 habitantes. A cidade foi emancipada em 1832 e atualmente a prefeitura é comandada por Amélio Costa Júnior.