Publicada às 11h50

Atualizada às 16h30

Baianos e turistas seguem aproveitando, com tranquilidade, a folia carnavalesca. A segunda-feira (15) prosseguiu, assim como os demais dias, em ritmo de paz. No total, foram registradas 173 ocorrências – entre lesões corporais, rixas, roubos e furtos – nos três circuitos oficiais da festa. O número representa uma queda de 31,9% dos registros, em comparação ao mesmo dia, em 2009.

O índice positivo contribuiu para a queda em 5,4% do total de registros policiais feitos desde quinta-feira (11) até as 7h da manhã desta terça (16), em relação a igual período do ano passado.

“Ostensividade, preparo, tecnologia e monitoramento. Agindo com base nisso é que estamos reduzindo os índices de criminalidade durante o Carnaval”, pontuou o comandante-geral da Polícia Militar, tenente coronel Nilton Mascarenhas.

O total de ocorrências realizadas até as 7h desta terça-feira foi de 1.027, contra 1.086 na folia de 2009. O Circuito Dodô (Barra/Ondina) é o que concentra a maior parte dos registros, 818, seguido do Circuito Osmar (Centro) com 182 e do Circuito Batatinha (Centro Histórico), com 27. Não houve homicídio relacionado à festa no período, que contabilizou uma tentativa de homicídio.

“Até o dia de hoje, os números caíram significativamente. Os esforços serão redobrados nesta terça-feira, já que ainda não terminamos nossa jornada e queremos diminuir ainda mais esses números”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Joselito Bispo.

Entre as ocorrências em todo o período carnavalesco, predominam os furtos (768). Na sequencia, lesões corporais (156), roubos (86) e rixas (16). As ações policiais integradas entre militares e civis resultaram, também, na detenção de 123 usuários de drogas e 15 prisões por tráfico, a maioria no Circuito Dodô (98 casos).

Para o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, o Governo da Bahia está, em 2010, com maior controle da Segurança Pública, motivo principal da queda das ocorrências policiais.

“Tudo o que tinha de crescer, cresceu: a ocupação hoteleira, o consumo, a venda de abadás, a frequência nos restaurantes, a compra de acarajé. E tudo o que tinha de cair, caiu: o nível de violência e todos os índices relacionados a aspectos negativos. Creio que a folia histórica de 2010, que é a dos 60 anos do trio e dos 25 anos do axé, foi também de uma marca histórica para o Carnaval de todos nós”, enfatizou.



O total de ocorrências de quinta-feira (11) até as 7h da manhã desta terça (16) é de 1.027, contra 1.086 no ano passado. O Circuito Dodô (Orla) concentra a maior parte das ocorrências (818), seguido do Circuito Osmar (Centro) com 182 e o Circuito Batatinha (Centro Histórico) com 27. Não houve homicídio relacionado à folia no período e foi registrada uma tentativa de homicídio.

Entre as ocorrências em todo o período carnavalesco predominam os furtos (768), vindo depois as lesões corporais (156), roubos (86) e rixas (16). As ações policiais resultaram ainda na detenção de 123 usuários de drogas e 15 prisões por tráfico, a maioria no Circuito Dodô (Orla).