Para aprofundar o conhecimento dos estudantes do Brasil, foi lançado, nesta terça-feira (23), no Museu Rodin, o Programa To Sabendo, uma parceria entre o Instituto de Radiodifusão da Bahia (Irdeb) e o Ministério da Cultura.

O programa, voltado principalmente para alunos do ensino médio da rede pública, vai apresentar conteúdos didáticos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do vestibular. O To Sabendo será exibido pela TV Brasil e emissoras associadas. Os interessados também podem acessar o programa pelo portal www.tosabendomais.com.br.

Segundo o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o programa será importante principalmente para os estudantes que não podem pagar por um curso pré-vestibular. “Por isso, o Ministério da Cultura resolveu apoiar este projeto”.

Para o governador Jaques Wagner, a TV pública tem o papel importante de difundir o conhecimento de forma criativa e democrática. “Este é mais um complemento para os alunos de todo o Brasil que estão se preparando para enfrentar o vestibular”.

O To Sabendo será realizado todos os sábados, com a participação do apresentador Jorge Portugal e de professores que comentarão temas específicos a cada semana. Segundo Portugal, o programa terá vários quadros, como o Qual é a sua, que mostra algumas profissões pouco conhecidas, e o quadro E aí professor, onde os estudantes recebem dicas sobre os assuntos mais frequentes no vestibular.

Já neste sábado (27), durante a estreia, além de destacar a reforma ortográfica, o programa vai receber o professor de Língua Portuguesa, Pasquale Cipro Neto, e o cantor e compositor Arnaldo Antunes, que vão abordar as origens e a construção da língua no Brasil, seus sotaques e regionalismos.

Haverá também o To Sabendo desafio, que é uma competição entre estudantes e que vai abordar conhecimentos gerais e específicos.