Devido à grande repercussão, a TVE Bahia volta a exibir o documentário Caminhão da Alegria – 60 anos de Trio Elétrico, um dos destaques da programação carnavalesca da emissora em 2010. O documentário ganha nova exibição em três horários: nesta quinta-feira (25), às 22h, será exibida a parte 1, na sexta-feira (26), no mesmo horário, a parte 2 e no domingo, a partir das 18h, o documentário completo, com as partes 1 e 2.

Caminhão da Alegria – 60 Anos de Trio Elétrico, conforme indica o título, conta a história do trio elétrico, com destaque para as inovações musicais e tecnológicas que se sucederam ao longo dessa trajetória. O documentário traz depoimentos inéditos de personalidades que marcaram a história do trio, a exemplo de Orlando Campos, criador do Trio Tapajós na década de 60, e do cantor Moraes Moreira, que, ao gravar Jubileu de Prata em 1975, tornou-se o primeiro cantor de trio.

A primeira parte do documentário apresenta desde a criação do pau elétrico, instrumento desenvolvido por Dodô e Osmar que possibilitou a eletrização dos frevos e marchinhas que animavam os carnavais das décadas de 40 e 50, até as inovações propostas pelos Novos Baianos, que arrastaram multidões nas ruas de Salvador nos anos 70. Destaque ainda para o desfile da Caetanave, uma homenagem ao cantor e compositor Caetano Veloso em sua volta ao Brasil, em 1972, após três anos de exílio.

Ao relembrar esse momento de sua vida, Caetano comenta a emoção que sentiu ao ver o trio na avenida embalado por Atrás do trio elétrico, canção que compôs em 1969 e que se tornou um hino de carnaval. O documentário traz ainda entrevistas com Armandinho, Pepeu Gomes, Rei Momo do Carnaval 2010, Gilberto Gil e Paulinho Boca de Cantor, entre outros, além de preciosas imagens de arquivo da TVE Bahia, da TV Aratu e material inédito cedido pela família Macedo.

A segunda parte relembra marcos das décadas de 1980, 1990 e 2000. O surgimento da axé music e do samba-reggae, a profissionalização dos blocos e a influência da música afro são alguns dos destaques desse período. O documentário relata ainda o conflito entre os blocos afros e os trios elétricos nas décadas de 70 e 80, a formação das bandas e cantores que se tornaram as estrelas do carnaval e a crescente presença do pagode e do samba que, nesta década, começaram a ganhar espaço nos trios.

Além dos já citados, o programa apresenta depoimentos exclusivos de Luiz Caldas, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gerônimo, Vovô do Ilê, maestro Fred Dantas, Jaime Sodré e Bel Marques, dentre outros. Caminhão da Alegria – 60 Anos de Trio Elétrico pode ser conferido também em tempo real pelo portal www.irdeb.ba.gov.br.