O Hospital do Oeste, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), foi escolhido para participar de um estudo conduzido pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. O estudo, dirigido pelo Departamento de Neurocirurgia de Cambridge, tem como objetivo avaliar alternativas de tratamento para pacientes vítimas de traumatismo craniano grave.

O informativo oficial da pesquisa, o Rescueicp Newsletter, de novembro de 2009, destaca o Hospital do Oeste como o melhor centro de recrutamento do trimestre no mês de setembro.

Intitulado Estudo Randomizado da Cirurgia com Craniectomia para Elevação da Pressão Intracraniana Não-Controlável, ele abrange casos de pacientes que desenvolveram, por causa de traumas, hipertensão intracraniana severa e que não respondem aos tratamentos clínicos.

Nesses casos, torna-se necessária a realização de um procedimento cirúrgico chamado craniotomia descompressiva – abertura do crânio para descompressão do cérebro.

No Brasil, além do Hospital do Oeste, apenas mais quatro centros participam do estudo. “Atualmente, vários centros fazem parte dessa pesquisa em diversas regiões do mundo, principalmente da Europa. É um orgulho saber que nosso trabalho vai contribuir com esse estudo”, disse o neurocirurgião do hospital e responsável pelo ingresso da unidade na pesquisa, Luís Fernando Reis.

O levantamento, segundo ele, já conta com mais de 150 casos catalogados, sendo necessários 600 casos com acompanhamento de, pelo menos, dois anos de pós-operatório para avaliar o impacto desse procedimento cirúrgico na qualidade de vida dos pacientes. “Isso significa uma importante projeção internacional para o trabalho médico realizado aqui em Barreiras”, afirmou Reis.