Desta sexta-feira a domingo (12 a 14), o tempo deve ficar aberto e com sol na maior parte do estado. O enfraquecimento da frente fria, que vinha atuando nos últimos dias, favorece a redução das chuvas e da umidade relativa do ar (ressecamento). Ao mesmo tempo, intensifica a atuação de uma massa de ar quente e seco em grande parte da Bahia, o que aumenta o calor. 

De acordo previsão do Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), no Recôncavo baiano, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana, o céu deve se manter parcialmente nublado a claro e as temperaturas oscilar entre mínimas de 22°C e máximas de 34°C. 

A meteorologista Maryfrance Diniz explica que essas chuvas devem ocorrer durante a noite e nas primeiras horas da manhã, com intensidade fraca em áreas isoladas dessas regiões. Nas regiões da Chapada Diamantina, norte e nordeste do estado, a atuação dessa massa de ar deixará o céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas. 

Mesmo com o tempo aberto nas demais áreas, nas regiões oeste, São Francisco, sudoeste e sul, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. “Estas chuvas estão associadas ao calor e à umidade vinda da Amazônia, e devem ocorrer com mais frequência no final da tarde e durante a noite”, afirma a meteorologista.
Diniz explica ainda que, mesmo com a proximidade do final do verão, ainda devem ser registradas temperaturas de até 36°C (máximas) nas regiões norte, nordeste, São Francisco e oeste. Já as temperaturas mais amenas, com mínimas que podem chegar aos 21°C, devem ser registradas em áreas isoladas (serranas) das regiões da Chapada Diamantina, sudoeste, oeste e São Francisco. 

Os Índices de Radiação Ultravioletas (IUV’s) devem permanecer na região nordeste, fazendo parte da categoria Extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A meteorologista alerta que estes índices elevados são típicos da estação do verão, que por apresentar dias mais longos que as noites, há maior incidência de radiação solar em grande parte da região e, consequentemente, o aumento de radiação ultravioleta. 

“Por isso, é recomendável cuidados com o tempo de exposição ao sol, juntamente com o uso de protetor/filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves, fundamentais na prevenção de danos a pele e aos olhos”, enfatiza Diniz. 

Maré
A maré alta deve variar de 1,7 a 2,4 metros de altura, atingindo seus máximos por volta das 2h e das 14h. As alturas mínimas deverão ocorrer por volta de 8h e das 20h, com valores que devem variar entre 0,3 e 0,6 metros. A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca, com altura máxima chegando a 1,5 metros.