LOCAL: Israel, Palestina e Jordânia.
DATA: de 13 a 19.03.10 (sábado a sexta-feira)

O QUE É: o governador Jaques Wagner acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na primeira visita oficial de um chefe de Estado brasileiro a Israel, Palestina e Jordânia.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

VISITA: ocorre num cenário de aproximação crescente entre o Brasil e os países do Oriente Médio. De origem judaica, o governador da Bahia espera colaborar com a comitiva brasileira, no sentido de buscar uma solução para o conflito Israel-Palestina, mas, também aposta no reforço das relações bilaterais entre os países em prol do estado.

ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS: apesar da queda do comércio, em 2009, entre Brasil e Israel, em razão da crise financeira internacional, o comércio naquele ano entre os países foi 107% superior ao de 2002. No sentido de impulsionar ainda mais o balanço positivo do PIB baiano, que cresceu 1,7% em 2009 e superou a média nacional, Wagner tem a expectativa de atrair para a Bahia a atenção de investidores israelenses, que em comunicado encaminhado ao governo brasileiro anunciou a intenção de destinar US$ 1 bilhão para apoiar exportações e investimentos israelenses dirigidos ao Brasil.

AGENDA: a comitiva brasileira segue de Brasília para Israel às 22h deste sábado (13), com chegada a Jerusalém prevista para as 19h do domingo (14). Na segunda-feira (15) será realizada às 9h30 a cerimônia oficial de chegada da comitiva, seguida de encontro com o presidente do Estado de Israel, Shimon Peres, com quem o presidente Lula e o governador seguem para participarem de seminário empresarial. À tarde, às 14h30, o presidente terá encontro com representantes da sociedade civil israelense e palestina, em Jerusalém Oriental. Após o encontro vão até o parlamento israelense. Por fim, às 17h30, tem encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Na terça-feira (16), às 9h, o governador acompanha o presidente em visita ao museu do Holocausto, Yad Vashem. Logo depois participa de cerimônia de plantio de árvore no Bosque de Jerusalém. Estão previstos também encontros com delegação da Universidade Hebraica e audiência ao senhor Amos Oz. Ainda na terça-feira, o governador viaja com o presidente Lula até Belém, com recepção da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, que esteve na Bahia em novembro de 2009, ao realizar a primeira visita de um líder palestino ao Brasil. Na quarta-feira (17) à tarde, o governador parte para Amã, na Jordânia. No país, Wagner acompanha o presidente no encerramento do encontro empresarial Brasil-Jordânia. O governo brasileiro vê prevê a participação de construtoras nacionais em projetos de infraestrutura jordanianos, tais como os relativos à geração de energia. Com saída da Jordânia prevista para quinta-feira, o retorno do governador está previsto para a próxima sexta-feira (19), em Brasília.