Mais uma agência do Banco do Nordeste (BNB) deverá ser instalada, ainda este ano, na Bahia. Desta vez, na cidade de Brumado, município da região centro-sul do estado, localizado a aproximadamente 600 quilômetros de Salvador.

Esse foi um dos assuntos discutidos na reunião entre o governador em exercício, Edmundo Pereira, e o superintendente estadual do BNB, Nilo Pereira Filho, terça-feira (16), na sede do banco, em Salvador. A cidade também será uma das beneficiadas com a Ferrovia da Integração Oeste-Leste.

De acordo com Nilo Pereira, as equipes de logística e de marketing do banco já realizaram uma visita técnica em Brumado para avaliação das condições de instalação da agência.

"Foram levantados dados relacionados à viabilidade. As informações serão disponibilizadas para apreciação da diretoria e para a aprovação do Conselho Administrativo", disse.

Nilo Pereira também informou que, depois de concluídas as etapas, ficará a cargo da superintendência estadual do BNB fechar o contrato de aluguel do imóvel onde funcionará a agência de Brumado.

O governador em exercício é o interlocutor do Governo da Bahia junto ao Banco do Nordeste e já participou de várias reuniões, inclusive com o presidente da instituição, Roberto Smith. "Vim aqui para reiterar a necessidade de uma agência do Banco do Nordeste para aquela região."

Referência 

Brumado é um município importante para a economia baiana. Grandes empresas desenvolvem atividade extrativista na região, que se tornou referência na exploração de minérios. As agências do BNB mais próximas da região ficam em Vitória da Conquista e Guanambi.

O Banco do Nordeste possui 37 unidades na Bahia e, de acordo com Nilo Pereira, existe um vazio na região centro-sul do estado que precisa ser preenchido. O superintendente afirmou que todas as condições estão criadas para implantar a agência ainda em 2010.

"A região de Brumado foi escolhida, não por acaso. A criação de uma nova agência ali fará com que o entorno se fortaleça e estimule o comércio e a mineração na região, que já são fortes", enfatizou Pereira.