Qual a expectativa de uma boa qualidade de vida após a aposentadoria? Quais as obrigações e direitos dos aposentados? Preocupação corrente na vida de todo cidadão, estas e outras questões serão debatidas na quarta edição do Programa de Preparação do Servidor para Aposentadoria, o Prepare-se, que, desta vez contempla os servidores da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba).

As atividades na Assembleia, que durarão cinco dias, foram abertas terça-feira (23), pelo superintendente de Recursos Humanos da Alba, José Acúrcio, e pelos superintendentes de Previdência e Recursos Humanos da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Daniela Gomes e Adriano Tambone, respectivamente.

O Prepare-se é uma iniciativa da Saeb e iniciou suas ações em junho do ano passado. Desse período até agora, 450 servidores do poder Executivo já participaram das suas programações. No Legislativo é a primeira vez que o programa será ministrado aos servidores.

Na abertura, José Acúrcio destacou a questão dos problemas inerentes às pessoas que iniciam o período da inatividade como o sedentarismo. Explicando o programa, a superintendente de Previdência, Daniela Gomes, pontuou que sua concepção visa suprir uma lacuna detectada nesta etapa de transição na vida funcional do servidor no âmbito do serviço público baiano. “O Estado, até então, não participava ativamente desse contexto”.

De acordo com o superintendente de RH, Adriano Tambone, o programa integra-se ao elenco de ações do Você Servidor, também desenvolvido pela Saeb, que oferece atividades de capacitação profissional e também de cunho recreativo e terapêutico aos servidores do Estado.

“Entendemos que ambos os programas se complementam, porque o objetivo é dar continuidade às iniciativas de valorização do funcionalismo, que vem sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado”, explicou Tambone.

O Programa de Preparação do Servidor para Aposentadoria está em conformidade com as disposições contidas no Estatuto do Idoso, que atribui ao Poder Público o dever de criar e estimular programas de preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, esclarecendo-os sobre os direitos sociais e de cidadania.

Os servidores estaduais dos três poderes que já tenham dado entrada em pedido de aposentadoria ou que tenham 69 anos podem se inscrever nas próximas edições do Prepare-se. Para efetuar a inscrição, basta se dirigir a uma das 20 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), situadas em postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da capital e do interior, ou acessar o Portal do Servidor .