Com uma linguagem simples e objetiva, toda em policromia – emprego de muitas cores – , design gráfico arrojado, uso de belas imagens e tiragem de 100 mil exemplares, a terceira edição da revista Bahia Terra de Todos Nós, produzida pela Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia (Agecom), foi lançada nesta quinta-feira (25), no Museu de Arte Moderna (MAM), no Solar do Unhão.

Com a intenção de traçar um panorama das ações desenvolvidas em três anos da atual administração estadual, a publicação faz um recorte mostrando, por meio de um apanhado de histórias de vários personagens, a dimensão humana e o efeito das políticas públicas implementadas no estado, conjugando desenvolvimento com inclusão social.

O terceiro número da publicação retrata a nova era inaugurada na Bahia, com a perspectiva dos novos horizontes da economia regional e o impacto dos projetos na área de infraestrutura, saneamento integrado e habitação. A distribuição da revista é gratuita e será feita por secretarias, órgãos estaduais que prestam atendimento ao público e veículos de comunicação.

“A revista faz um balanço dos três anos de gestão deste governo. A decisão editorial de trabalhar com o slogan Faz mais para quem mais precisa é mais do que um lema desta administração, traduz as realizações nas áreas sociais, como os programas Água para Todos, Casa da Gente e a construção e recuperação de estradas e hospitais”, disse o assessor-geral de Comunicação do Governo da Bahia, Robinson Almeida. Para ele, a publicação é uma prestação de contas à sociedade.

Com periodicidade anual, a revista Bahia Terra de Todos Nós presta contas das ações do Governo da Bahia. Implantada em 2008, a terceira edição chega às mãos dos baianos com um formato de 20,5 X 26,5, em 100 páginas, divididas por áreas de atuação, agrupando ações e programas comuns entre os diversos setores do Estado.

Personagem

O sorriso do pedreiro Carlos Nascimento, que trabalha na construção do Hospital do Subúrbio de Salvador e personagem do informe publicitário que divulga o recorde na geração de empregos, foi escolhido para estampar a capa da terceira edição. Carlos é um dos 170 mil baianos que conquistaram um emprego com carteira assinada nestes três anos. Orgulhoso, ele não escondia o brilho nos olhos ao folhear sua revista.

“É possível, é só querer”, comentou Carlos ao ver a matéria que fala da vida de dona Enedina, que aprendeu a ler e escrever aos 100 anos de idade. “Eu me sinto realizado, um homem precisa de emprego para manter sua família. É um momento muito feliz, ser garoto propaganda é uma coisa nova. Se a gente for ver, três anos é muito pouco tempo para tantas realizações. Só não vê quem não quer, tanto benefício para as pessoas mais humildes”.

O leitor vai encontrar 14 seções, divididas em Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Economia, Infraestrutura, Agropecuária, Tecnologia, Segurança, Ação Social e Cidadania, Turismo, Cultura, Meio Ambiente, Esporte e Gestão do Estado.