Cento e cinqüenta e cinco pessoas, entre representantes do poder público e da sociedade civil, participaram, segunda-feira (5), no município de São Sebastião do Passé, distante 59 quilômetros de Salvador, da Conferência Regional do Esporte. No mesmo dia houve, ainda, a municipal de Cruz das Almas. Em março, foram realizadas as Conferências regionais de Ituberá e as municipais de Camaçari e Nordestina.

Realizada em conjunto pelos municípios de São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Candeias, a conferência foi uma das 27 que vão anteceder a Conferência Estadual prevista para os dias 29 e 30 deste mês, em Salvador, e que deverá contar com a participação de 650 delegados eleitos nessas etapas regionais e municipais.

Em São Sebastião do Passé foram discutidas e apresentadas propostas ao Plano Decenal do Esporte e Lazer, tema da Conferência Nacional do Esporte, que será realizada entre os dias 3 e 6 de junho, em Brasília. Ao final das discussões foram eleitos 15 delegados e suplentes, que representarão os três municípios na etapa estadual.

“Nesses encontros as questões locais e o pensar o esporte como entretenimento devem receber uma atenção especial”, sugeriu, na abertura do evento, o assessor técnico da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Valter Ribeiro, que representou o coordenador de Esportes da Setre, Marcos Pimentel.

Para o representante do Ministério do Esporte, Ossi Ferreira, a criação do Sistema Nacional de Esporte e Lazer e o investimento em ciência, tecnologia e informação para o esporte e na infraestrutura esportiva são temas que merecem destaque durante as discussões.

“Um bom exemplo do investimento na ciência e tecnologia é o vôlei brasileiro, que hoje é uma potência mundial. Quanto à infraestrutura esportiva hoje existente, temos um dados assustador, somente 7% das escolas públicas possuem espaço para a prática esportiva. Daí a necessidade de maiores investimentos”, disse Ferreira.

Ferreira conta que as etapas municipais, regionais e estaduais devem ultrapassar o número de 100 mil participantes. “A participação este ano superou a nossa estimativa”, revela. A Bahia vai contar, na etapa nacional da Conferência, com a participação de 65 delegados, estando prevista a participação global de 1,2 mil participantes.

Para Newton Batista, um dos participantes do encontro, esse tipo de discussão é importante para que os profissionais da área e da sociedade civil explanem seus desejos, necessidades e construam juntos, uma política pública para o esporte.