As micro, pequenas e médias empresas baianas e empreendedores individuais têm um motivo a mais para anunciar o seu produto ou serviço. É o Credifácil Anunciante, uma linha de financiamento inédita no Brasil que é desenvolvida pelo governo, por meio da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). A iniciativa tem como objetivo financiar pacotes publicitários com preços acessíveis.

Para ter direito ao crédito, as empresas precisam estar atuando no mercado por pelo menos dois anos e elaborar um plano de comunicação com agências de publicidade com, no mínimo, um ano de existência no setor.

As agências, fornecedores e veículos de mídia devem ser filiados à Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) ou a entidades do setor que aderiram ao convênio de cooperação, como Associação Brasileira de Agências de Propaganda (Abap), Central de Outdoor da Bahia, Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia (Sinapro/BA), Sindicato das Empresas de Publicidade de Mídia Exterior (Sepex) e Associação das Agências Digitais da Bahia (ADBA).

Segundo o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga, o programa prevê o financiamento de até 80% do plano de comunicação publicitária. O valor do financiamento será de até R$ 200 mil ou 5% da receita bruta declarada. Cada mutuário poderá realizar até três operações de crédito, desde que o limite seja respeitado. O prazo global é de até 12 meses, incluindo três meses de carência. A taxa de juros é de 8% ao ano, para financiamentos de até R$ 100 mil, de 9% anuais, na faixa de R$ 100 mil a R$ 150 mil, e de 10% ao ano, para a faixa entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.

Para o presidente da ABMP, Nei Bandeira, a linha de crédito vai estimular a produção do mercado publicitário, desenvolvendo a economia estadual. “Não existe no Brasil uma linha de crédito voltada para anunciantes. Nós, representantes do setor publicitário, ficamos satisfeitos com este incentivo e confiante na atração de novos negócios”, disse.

O assessor-geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia, Robinson Almeida, afirmou que o Estado não está apenas preocupado em ser anunciante, mas em desenvolver políticas públicas no setor de comunicação. Ele declarou que o apoio aos pequenos anunciantes é uma maneira de fortalecer e dar visibilidade aos produtos de micro, pequenas e médias empresas e empreendedores individuais, que por falta de recursos deixam de anunciar seu produto ou serviço em veículos de comunicação.

Entre os itens financiáveis, estão planos de mídia, veiculação, designer de marca, produção gráfica, audiovisual e eletrônica.

Os recursos serão destinados a investimentos na produção ou execução de planos de comunicação elaborados por agências de publicidade e propaganda e fornecedores localizados na Bahia para serem anunciados por veículos de mídia do estado.

Diálogo com o segmento

“A partir deste diálogo chegamos a este formato e estamos estimulando o mercado publicitário e consequentemente as empresas. Ganham os dois lados. A propaganda é a alma do negócio. Micro e pequenos que não podiam fazer propaganda do seu produto ou serviço agora terão mais facilidade”, explicou o governador Jaques Wagner.

Para ter acesso ao Credifácil Anunciante, o empresário deve entrar com o pedido de financiamento por meio do site da Desenbahia ou procurar a Central de Relacionamento da Desenbahia.

Publicada às 10h05
Atualizada às 13h15