Subsídios, isenção de ICMS e financiamento em até doze meses. Esses são os incentivos oferecidos pelo Governo da Bahia que, na semana passada, lançou em Itabuna e Ilhéus, o programa de incentivo à conversão dos veículos para utilização de gás natural veicular (GNV), mobilizando motoristas de táxi, carros de som e condutores de transporte escolar e de turismo da região sul.

O Programa de Incentivo do Uso do GNV, que é uma parceria entre a Bahiagás, a Desenbahia e a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), é o primeiro, no Brasil, a incluir a concessão de subsídios para a aquisição do kit de conversão.

“Trata-se de um programa que vai possibilitar a expansão da utilização de um combustível mais barato e que agride menos o meio ambiente”, afirmou o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães. O gás natural proporciona uma redução de até 70% na emissão de gases tóxicos e tem um custo médio cerca de 50% menor em relação ao etanol e a gasolina.

No programa, que passou a vigorar a partir do dia 1º deste mês, a Bahiagás concede um subsídio de R$ 450 por veículo, a Sefaz isenta o pagamento do ICMS (o que significa uma redução de até R$ 400 no valor do kit de conversão) e a Desenbahia financia até R$ 1,5 mil, em seis ou 12 meses, sendo que esse financiamento limita-se à frota de táxis.

O subsídio da Bahiagás contempla também as vans de transporte escolar e turismo e os carros de som. Já a isenção do ICMS sobre o kit de conversão vale para todo o estado. A Bahiagás participou de reuniões com motoristas nas duas principais cidades da região cacaueira.

Cadastramento

O gerente comercial da Bahiagás, José Carlos Bittencourt, e a gerente de micro e pequenas empresas da Desenbahia, Yeda Gimbo, fizeram a apresentação do programa e esclareceram dúvidas dos profissionais que participaram dos encontros, realizados nas Câmaras Municipais de Itabuna e de Ilhéus.

Nos encontros, a Bahiagás iniciou o cadastramento dos interessados a receber os benefícios da conversão para o uso de GNV. O primeiro cadastro foi feito por Valdemir Miranda Costa, que disse que o uso do gás natural é “mais econômico e trará ganhos a nossa categoria”. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Itabuna, Eduardo Cardoso, disse que a entidade vai incentivar os profissionais a utilizarem o GNV na frota de táxi.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Ilhéus, Nelson Oliveira, afirmou que a entidade possuiu um posto de combustíveis e tem interesse na implantação de um ponto para fornecimento de GNV, “o que servirá de estímulo para a aquisição do kit”.

Na opinião do presidente da Associação dos Condutores do Transporte Escolar em Itabuna, Pedro Miguel Junior, como “os veículos têm um gasto médio de R$ 35 por dia, com combustíveis, o uso do GNV vai permitir uma redução significativa desse valor”.

Empresas de conversão

O Programa de Incentivo do Uso do GNV do Governo da Bahia está servindo de estímulo para a implantação de empresas em Itabuna que farão a instalação do kit. O empresário Paulo Mardson, por exemplo, já está com os equipamentos e só depende apenas de uma vistoria do Inmetro. “É um mercado promissor e decidimos investir na conversão do GNV porque, com esse apoio dos órgãos do governo, haverá uma demanda muito grande”.

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Antonio Joaquim Bastos, participou da reunião em Ilhéus e destacou que “a Uesc é parceira no desenvolvimento de novas tecnologias e de combustíveis limpos. Além disso, o uso do GNV terá um impacto positivo no desenvolvimento regional”.

O incentivo ao uso de gás natural no sul do estado se tornou possível após a instalação de uma base da Bahiagás em Itabuna. O gás está sendo fornecido pela Petrobras, no Ponto de Entrega do Gasene, em Itabuna, onde a Bahiagás está investindo R$ 60 milhões na instalação de um sistema de distribuição, por meio de dutos, abrangendo, inicialmente, Itabuna. Posteriormente, será estendido a Ilhéus e outros municípios da região sul.