O Mestrado em Cultura e Turismo da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em parceria com a ONG Libélula, promove, na próxima sexta-feira (8), a partir das 14h, na pousada Sítio Paraíso, em Itacaré, o Seminário “Turismo e Ética-inserção Social”.

Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo mestrado, a ação de inserção social é hoje considera como dos cinco pilares fundamentais para que um programa de pós-graduação nível stricto-sensu obtenha um melhor conceito frente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por estimular a interação do corpo docente e discente com os atores sociais da comunidade.

O coordenador do mestrado, Gustavo da Cruz, afirma que Código Mundial de Ética do Turismo elaborado pela Organização Mundial de Turismo (OMT) destaca a necessidade de compreensão e a promoção dos valores éticos comuns à humanidade, num espírito de tolerância e de respeito pela diversidade das crenças religiosas, filosóficas e morais, que são, ao mesmo tempo, fundamento e consequência de um turismo responsável.

O seminário buscará debater estratégias de inserção social para que a atividade turística possa, além de gerar renda e emprego, minimizar os índices de criminalidade, tráfico de drogas e prostituição que eventualmente ocorrem nos destinos turísticos.