Moradores, prefeitos, empresários e cidadãos em geral de cerca de 80 municípios baianos têm até sexta-feira (14) para se inscrever e, assim, participar do processo de criação dos comitês das bacias hidrográficas do Recôncavo Sul, dos rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu e também dos rios dos Frades, Buranhém e Santo Antônio.

As inscrições para eleição de representantes da sociedade civil, usuários da água e prefeituras começaram em 3 de março e estão acontecendo na unidade regional do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) em Eunápolis e Jequié e nas unidades municipais da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda).

Atualmente há dez comitês estaduais de bacias hidrográficas em funcionamento na Bahia. Cada comitê é formado por representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal, da sociedade civil e dos usuários da água, que inclui os setores de irrigação, abastecimento humano, energia elétrica, navegação, lazer, turismo e pesca. O objetivo da formação dos comitês é promover a gestão participativa das águas.