A ordem de serviço para o início das obras da usina de beneficiamento de leite e derivados em Coaraci, no sul do estado, foi assinada na terça-feira (11), pelo secretario estadual de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas. O equipamento tem um investimento previsto de R$ 1,2 milhão, totalmente financiado pelo Governo do Estado, e vai beneficiar oito municípios, Coaraci, Itajuípe, Almadina, Itapitanga, Barro Preto, Ibicaraí, Floresta Azul e o distrito de Inema, em Ilhéus.

No ato, também foi entregue pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) um caminhão zero quilômetro, com capacidade de sete toneladas, para a Agroindústria da Agricultura familiar da Bacia do Almada. Produtora de polpa de frutas, a fábrica contava com um caminhão que tinha capacidade de quatro toneladas, insuficiente para a demanda existente.

A obra será erguida as margens da rodovia BA-262, que liga Itajuípe a Coaraci, em um terreno de 13 mil metros quadrados doado por Zely Fraife. A fábrica será administrada pela Cooperativa dos Produtores de Leite da Bacia do Almada e Gongogi (Coopragi), formada por 320 pequenos e médios produtores. Na fase inicial de produção, o equipamento terá capacidade de processar 10 mil litros diários de leite.

O secretário Edmon Lucas visitou o terreno, lançando a pedra fundamental da obra na presença de dezenas de produtores. “Hoje o litro de leite é vendido por R$ 0,50. Com a chegada da fábrica e o beneficiamento do leite, os produtores vão ganhar mais dinheiro”. Ao agradecer a obra, a prefeita de Coaraci, Josefina Castro, disse que é grande a expectativa com a chegada da fábrica. “Vai impulsionar o desenvolvimento da nossa cidade”.

Principal gargalo desse tipo de investimento, a comercialização está garantida. Toda a produção será absorvida pelo Governo da Bahia e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Antes de dar início à fábrica, desenvolvemos um rigoroso estudo de viabilidade econômica do investimento. Queremos que ela sirva de modelo para outras no estado”, afirmou o coordenador executivo da Secretaria de Desenvolvimento Regional (Sedir) Herbert Frank.