O Governo da Bahia está exportando para a República Dominicana a tecnologia utilizada pelo SineBahia, que desenvolve, de forma articulada, ações de qualificação, intermediação e habilitação ao seguro-desemprego. A metodologia aplicada no estado tem fortalecido as ações do Sistema Público de Emprego, chamando a atenção de outros estados e também de outros países.

“O interesse dos dominicanos pela nossa metodologia surgiu quando eles visitaram a unidade central do SineBahia em setembro de 2009 e ficaram impressionados com a eficiência e a qualidade do serviço prestado”, adianta a superintendente estadual do Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, que viaja no domingo (16) para a República Dominicana, em missão da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores. Na segunda-feira (17), ela apresenta a experiência do SineBahia às autoridades dominicanas.

Integra ainda a comitiva baiana a assessora técnica da Secretaria da Administração (Saeb), Elba Andrade, que também irá apresentar a experiência do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ao país latino. “A pretensão dos dominicanos, com este intercâmbio, é implantar uma unidade de atendimento para os trabalhadores semelhante à nossa. Futuramente, a equipe técnica deles fará visitas a Salvador, a fim de conhecer mais de perto a operacionalização dos nossos serviços”, acrescenta a superintendente do Trabalho.

A viagem dos representantes do Governo do Estado à República Dominicana é considerada, pelo secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, como um estreitamento das relações da Bahia com os povos irmãos da América Latina. “Essa troca de experiência é fundamental e esperamos contribuir com a experiência baiana, que sempre esteve à disposição de todos aqueles que nos visitam”, avisa.

O reconhecimento internacional do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) vem consolidar a imagem do sistema como empresa pública de recursos humanos por desempenhar um papel de eficiência e qualidade. Ano passado, o SineBahia inseriu quase 60 mil trabalhadores com carteira assinada no mercado formal em todo o estado. Desse total, o município de Salvador foi responsável por 30% e a unidade modelo, localizada na Avenida ACM, teve uma participação decisiva, atendendo uma média de 800 pessoas/dia.

Hoje, a unidade central do SineBahia conta com profissionais de Psicologia e estagiários, que realizam a pré-seleção dos candidatos que serão encaminhados às vagas captadas junto às empresas por equipes do serviço. Na unidade central, também são oferecidos cursos e oficinas de qualificação. O centro de atendimento dispõe, ainda, de acomodações confortáveis para que as empresas possam realizar os processos seletivos.

“Em 2009, foram atendidas mais de 36 mil pessoas”, conta Thereza. Ainda em Salvador, o SineBahia funciona com outras unidades instaladas nos SACs da Barra, Iguatemi, Comércio, Liberdade, Cajazeiras, Pernambués, Periperi e Pau da Lima. Em todo o Estado, a rede de serviços opera com 119 unidades, em 105 municípios.