Criar uma maior sintonia com as 138 ouvidorias especializadas do Estado é o que pretende a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia, que, para isso tem realizado visitas técnicas aos órgãos. Nesta terça-feira (18), por exemplo, o coordenador de Ouvidorias Especializadas e Projetos, da OGE, Weber Leone, visitou o ouvidor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Júlio Rangel.

Na ocasião foi discutida a melhor forma de atender aos que procuram a Ouvidoria Geral para se queixar dos serviços da Coelba. Eles já são informados de que “os consumidores que não conseguirem resolver questões junto à concessionária deverão ligar para o número 167 da Aneel”, uma vez que a Agerba deixou de fiscalizar a Coelba desde junho de 2008, quando foi extinto o convênio com a Agência Nacional de Energia Elétrica.

Participaram também do encontro, o assessor da Coordenação de Ouvidorias Especializadas e Projetos, Reinaldo de Oliveira, e a funcionária da Ouvidoria, Joice Carvalho Brito Teles.

A Ouvidoria da Agerba, que atende pelo telefone 0800-071-0080, foi criada em 2000, com a missão de conduzir de forma imparcial e independente a tarefa pública de respeitar e fazer ser respeitada a legislação dos serviços públicos regulados, contribuindo para a difusão dos direitos e deveres dos agentes envolvidos (consumidor e concessionária) e mediando os conflitos sempre que o entendimento direto tenha se tornado impossível.

Segundo Weber Leone, existem 138 Ouvidorias Especializadas no estado, entre secretarias, autarquias, fundações, órgãos de economia mista, universidades estaduais, diretorias regionais de educação e de saúde e batalhões da Polícia Militar.