Agricultores familiares de 18 municípios da região de Ribeira do Pombal participaram da Feira da Agricultura Familiar Mais Alimento Bahia, promovida pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através do projeto Seagri Itinerante, que visa a aproximação do governo ao agricultor familiar para levantar demandas e buscar soluções conjuntas.

Para a execução do projeto, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), órgão da Seagri, é a responsável pela mobilização dos agricultores familiares. Em Ribeira do Pombal, mais de 1,2 mil agricultores dos territórios de identidade Semiárido Nordeste II e Sisal participaram do evento, quarta-feira (9), quando houve o levantamento das demandas das cadeias produtivas de fruticultura (caju), sementes, mandioca, caprino-ovinocultura, apicultura e pecuária de leite.

“O objetivo do Seagri Itinerante é levar o estado para junto do agricultor familiar. Além disso, a secretaria tem a capacidade de articulação com os outros órgãos parceiros para buscar soluções não só relacionadas à agricultura com mais rapidez e eficiência”, disse o secretário Eduardo Salles durante a explanação das demandas levantadas pelos representantes das cadeias produtivas da região.

Para isso, agricultores e suas representações e técnicos da Seagri, Ebda, Adab, CDA e Bahia Pesca debateram durante todo o dia, levantando as demandas e possíveis soluções. A conclusão dos trabalhos foi apresentada ao secretário, que esteve presente ao evento acompanhado dos presidentes e diretores dos órgãos vinculados à Seagri.

Entre os mais de 15 estandes montados na feira, a Ebda participou de três espaços, preenchendo propostas de projetos, esclarecendo sobre os programas Sertão Produtivo, Semeando, Mais Alimento e de Apicultura, emitindo DAPs, distribuindo mudas de nim, gliricídia e caju e atendendo aos agricultores familiares.

Segundo o presidente da Ebda, Emerson Leal, a empresa tem papel relevante na economia do estado, em função de ser a responsável pela assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares baianos, além de ser um dos órgãos responsáveis pela implementação das políticas públicas voltadas para o meio rural.

Para o agricultor Valderildo Gama de Souza, 46 anos, que planta feijão, milho, sorgo, girassol e caju e cria ovelhas na Fazenda Salgado, no município de Banzaê, a feira é uma oportunidade de mostrar os seus produtos e de reivindicar melhorias.

“Participo de uma associação e da Cooperativa dos Cajucultores do Nordeste da Bahia (Cooperacaju) e esta iniciativa é para nós uma oportunidade para mostrarmos as nossas necessidades. Precisamos de toda a ajuda para beneficiar e comercializar nossos produtos”, explicou o agricultor.

Centro de profissionalização e estação experimental

Acompanhado de Leal, Salles visitou o Centro de Profissionalização de Agricultores Familiares do Território Semiárido Nordeste II (Centrenor) e a Estação Experimental de Cajucultura, na Gerência Regional da Ebda, em Ribeira do Pombal, onde a empresa desenvolve cursos na área de cajucultura, realiza pesquisas e produz mudas de diversas espécies, desde fruteiras a leguminosas.

“Vamos aproveitar este centro para dar suporte aos trabalhos desenvolvidos com a agricultura familiar na região”, comentou o secretário durante a visita.

Para este ano, o Centrenor já programou a realização de 30 treinamentos abordando a técnica de substituição de copas de cajueiros improdutivos. “Essa técnica é viável para o agricultor familiar, uma vez que em torno de 30% dos cajueiros da região são improdutivos ou de baixa qualidade”, informou Marcos Morais, chefe do Centrenor.

Morais disse ainda que esta é uma técnica de baixo custo, porque basta cortar o tronco do cajueiro e realizar, nas brotações, a enxertia, com garfos de plantas mais produtivas e de qualidade.

Salles e a comitiva do Seagri Itinerante Mais Alimentos Bahia conheceram também o viveiro de mudas, onde se produz anualmente uma média de 80 mil mudas de caju-anão-precoce e outras espécies, como gliricídia, nim, muringa e leucena.

O projeto

Seagri Itinerante é o projeto do governo da Bahia que visa transferir o gabinete da Secretaria da Agricultura e corpo técnico para atender aos produtores de perto e conhecer as suas necessidades, discutindo com eles as alternativas de solução para os problemas detectados.

Em paralelo, está sendo realizada uma feira de tecnologia do programa Mais Alimentos-Bahia, da Seagri, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).