O Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador, lançado na quinta-feira (10) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner, pode ser acessado por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, por meio do site www.centroantigo.ba.gov.br. No portal, o público poderá conferir as 14 proposições levantadas com base nos diagnósticos dos especialistas da Unesco.

É possível conhecer o mapa do Centro Antigo, área que vai do Campo Grande à Calçada e toda sua abrangência, vídeos, fotografias, projetos já realizados e em andamentos e todo o PDF completo do plano. O visitante poderá compreender a diferença entre Centro Antigo e Centro Histórico, entender as atribuições do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador e como se deu a participação da sociedade na construção do Plano.

Resultado de cooperação técnica entre o Governo da Bahia e a Unesco e contando com um grupo gestor dos três níveis de governo e ampla participação da comunidade, o plano aponta estratégias de desenvolvimento sustentável para a região e um amplo leque de ações concretas, parte delas já em andamento.

O estudo, que vem sendo realizado há dois anos em parceria com a Unesco, com a colaboração de 600 pessoas da sociedade civil, apresenta 14 propostas de integração social e econômica, de habitação, cultura, turismo, meio ambiente, segurança e patrimônio para o Centro Antigo da cidade de Salvador.