Quinze dias após o retorno da comitiva baiana à China, representantes do governo de Shandong vieram conhecer de perto a agropecuária do estado. A vinda dos chineses é reflexo imediato do interesse do governo e empresariado chinês em investir na Bahia. Eles visitaram a Fazenda Reunidas Belo Horizonte, em Santo Antônio de Jesus, e o frigorífico Frigamar, em Amargosa.

“A resposta deles foi muito rápida”, disse o superintendente de Política do Agronegócio da Secretaria da Agricultura (Seagri), Jairo Vaz, enfatizando que este é um importante passo para o fortalecimento do agronegócio. As possibilidades de investimentos chineses abrangem vários segmentos como o de energias renováveis, (biodiesel, solar, eólica e biomassa), de pesca, de carnes, dos grãos, do algodão, da agricultura familiar, e das frutas do Vale do São Francisco.

Em Santo Antônio de Jesus, o grupo chinês, integrado por Zhang Hongben, Zhang Jingyu e Zhu Facheng, conheceu o trabalho de melhoramento genético da Fazenda Reunidas Belo Horizonte, reconhecida internacionalmente. Pela primeira vez, eles tiveram contato com a raça indiana Nelore, que possui eficiência reprodutiva e se adapta bem ao clima brasileiro.

“Hoje temos 1,2 mil gados dessa raça para melhoramento genético e também embriões”, explicou o engenheiro agrônomo da fazenda, Ronaldo Bittencourt. Em Amargosa, os chineses foram até o Frigorífico Frigamar, onde conheceram sobre o abate do gado e o seu acondicionamento. Nos próximos meses está prevista a vinda de outros grupos chineses à Bahia para conhecer de perto as demais atividades agropecuárias que pretendem investir.

Missão China
O Governo da Bahia enviou uma missão empresarial à República Popular da China, em 13 de maio deste ano, composta por 20 membros de diversos segmentos e cadeias produtivas da agropecuária baiana. A comitiva fez visitas à região leste do país, passando por Pequim, Jinan, Shandong, Laiwu e Shangai. Além de participar de reuniões técnicas com os compradores chineses e, ao mesmo tempo, elaborar protocolos de cooperação bilateral, participou de eventos estratégicos como a Sial 2010 e a ExpoShangai 2010. Tudo isso a convite do empresariado chinês, com apoio da Agência de Promoção à Exportação na China (Apex).

“A ação comercial representou uma oportunidade concreta de expansão da presença baiana no continente asiático”, avalia o secretário da Agricultura, Eduardo Salles. Segundo ele, a missão foi planejada durante um ano e cinco meses a partir de uma demanda dos próprios chineses na área de agropecuária, que desejam investir no setor, principalmente na importação de grãos.

Retribuindo a visita da comitiva baiana, a vice-governadora do estado chinês de Shandong, Wang Sullian, participou, no dia 1º deste mês, junto com o governador Jaques Wagner e do secretário Eduardo Salles, da implantação de 12 câmaras setoriais da agropecuária baiana, passo fundamental para o planejamento estratégico do setor num horizonte dos próximos vinte anos. A sua vinda foi mais um passo de uma relação que começou a ser fortalecida e ampliada em novembro de 2007, quando o governador esteve na China para mostrar as potencialidades econômicas do estado.

Escritório de negócios
O primeiro resultado concreto da missão empresarial é a instalação de um escritório permanente de negócios da agropecuária baiana, em Pequim. O escritório começará a funcionar até 30 de julho deste ano. Ainda em Pequim, o grupo Pallas International Consultants assinou protocolo de intenções com o Governo da Bahia, por meio das secretarias da Agricultura, do Planejamento, da Indústria, do Comércio e Mineração, e da Infraestrutura, representadas, no ato, pela Seagri, reafirmando sua disposição de investir na Bahia no segmento de energias renováveis.