LOCAL: município de Ilhéus, no território de identidade Litoral Sul, a 465 quilômetros de Salvador.
DATA: 17.06.10 (quinta-feira)
HORÁRIO: 8h

O QUE É: evento em comemoração ao Dia Internacional do Cacau.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio do Governo do Estado, tem como tema os "Desafios para a retomada da produção de cacau no Brasil". O encontro reunirá técnicos e produtores de cacau, quando serão repassadas as novas tecnologias desenvolvidas pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e alinhadas as políticas públicas para o setor da cacauicultura como fonte de subsídio para o Programa de Aceleração do Crescimento e Diversificação do Agronegócio na Região Cacaueira do Estado da Bahia, o PAC Cacau. A programação ainda terá como destaques, as premiações de “Cacauicultor do Ano” e “Destaque da Agricultura Familiar” e o lançamento do Programa de Desenvolvimento Sustentável das Regiões Produtoras de Cacau (Prodecau). Além do público alvo, estão confirmadas as presenças do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, do governador Jaques Wagner e outras autoridades, como secretários estaduais, deputados e senadores dos estados produtores de cacau.

CACAUICULTURA BAIANA: o cacau foi a cultura de maior peso na Bahia durante muitos anos, até o início da década de 80. Atualmente representa apenas 5,7% do valor bruto da produção das lavouras, correspondendo a aproximadamente R$ 700 milhões e apenas 3,8% do valor bruto da produção agropecuária do estado. A produção de cacau da Bahia, que era em média de 300 mil toneladas anuais na década de 80, passou a sofrer perdas constantes a partir de 1991, chegando a 110 mil toneladas na safra 2002/2003, principalmente devido ao ataque da praga conhecida como vassoura-de-bruxa. A tendência de queda na produção de cacau no período 1990/2008 foi interrompida a partir de 2004, registrando-se um crescimento a partir da safra 2004/2005, com uma produção de 158.721 toneladas em 2006. Esse resultado demonstra o acerto das medidas adotadas para recuperação da lavoura cacaueira, principalmente no que diz respeito à adoção da clonagem (utilização de clones tolerantes à doença), com indicativo de um cenário futuro de crescimento sustentável da produção estadual. A produção tem aumentado nos últimos anos, esperando-se alcançar os níveis da década de 80, quando a área recuperada atingir 300 mil hectares, conforme as metas do PAC Cacau.

ILHÉUS: com extensão territorial de 1841 quilômetros quadrados, possui população estimada de 219.266 habitantes. A cidade foi emancipada em 1881, e suas principais atividades econômicas são o turismo e a agricultura, tendo como destaque a produção de cacau. A prefeitura é comandada por Newton Silva.