Com capacidade para realizar mais de 3,6 mil atendimentos mensais, o Ponto Cidadão de Serrinha, inaugurado, nesta segunda-feira (21), é a nona unidade compacta de atendimento do SAC implantado em municípios de pequeno e médio portes do estado.

A população do município, estimada em aproximadamente 74 mil habitantes, passa a ter acesso mais rápido e fácil à emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, seguro desemprego, antecedentes criminais, CPF, além de acesso à Ouvidoria Geral do Estado.

O projeto para instalação foi feito em parceria entre as secretarias da Administração (Saeb), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a prefeitura de Serrinha.

A nova unidade do SAC foi bem recebida pela lavradora Maria Dilza do Rosário, 39 anos. Ela veio diretamente da Fazenda Maroto, localizada a seis quilômetros da sede do município, para retirar uma segunda via da carteira de identidade. “Quando soube do posto quis vir logo para tirar meu documento, que tinha mais de dez anos e já estava bastante velho. A facilidade chegou bem perto da minha casa agora”.

A mesma opinião foi compartilhada pelo jovem Anailton Santana, 18 anos, estudante da escola estadual Dr. Jairo Azzi. Ele demonstrou satisfação ao saber que vai poder tirar em um único lugar identidade e carteira de trabalho. “Estou me preparando para começar a trabalhar e tenho que estar com meus documentos em dia”.

O Ponto Cidadão de Serrinha funciona no Centro Social Urbano, situado à avenida Carlos Ferreira Mota, nº 377, Ginásio. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h. A unidade compacta do SAC no município possui onze divisórias de atendimento ao público e é totalmente climatizado.

Unidades similares já estão funcionando nos municípios de Central, Inhambupe, Presidente Tancredo Neves, Mucugê, Cruz das Almas, Coaraci, Maracás e Curaçá. Juntos, estes postos já prestaram mais de 60 mil atendimentos à população baiana.

A previsão é de que até o final do mês a oferta de serviços públicos seja ampliada, com as inaugurações do Ponto Cidadão de Camamu e do Posto SAC de Brumado e a reinauguração do Posto SAC de Vitória da Conquista. Atualmente, a rede SAC possui 37 unidades de atendimento, sendo 27 postos SAC, oito Pontos Cidadãos e duas unidades móveis.

Feira de serviços 

Em paralelo à inauguração do Ponto Cidadão de Serrinha, foi realizada a sétima edição do Você Cidadão, também no Centro Social de Serrinha. O evento oferece atendimentos gratuitos nas áreas de documentação, saúde, cultura e lazer.

Dentre os serviços oferecidos estão atendimento odontológico, vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, educação para o trânsito, corte de cabelo, distribuição de sopa pelas Voluntárias Sociais da Bahia e distribuição de panfletos informativos.

O SAC Móvel também estará no local com a emissão de carteira de identidade, CPF e antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas do Estado e atendimento da Ouvidoria Geral do Estado, até a próxima quarta-feira (23).