O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), unidade da rede estadual de saúde gerenciada pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), vai contar com mais um instrumento para auxiliar seus profissionais na tomada de decisão e assistência qualificada. No próximo dia 27 será instalada a Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS). A estação é uma das principais estratégias de popularização da BVS e de democratização do acesso à informação.

“Esta iniciativa não contribui apenas para a disseminação do conhecimento, como também colabora para o aumento da inclusão digital. É um espaço aberto para consultas, que auxilia o gestor, responsável pelas decisões administrativas e estratégicas, e os profissionais de saúde que prestam atendimento à população, além da própria comunidade local”, disse a coordenadora-geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, Eliane Santos.

A unidade de Juazeiro é resultado da parceria do HRJ com o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde (Opas), por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Com a instalação da estação no HRJ, a Bahia passa a contar com 11 unidades.

Na estação, os usuários terão acesso facilitado a 16 milhões de documentos técnico-científicos gerados por instituições acadêmicas e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), disponíveis na BVS. Além dos gestores e profissionais, a unidade se destina a pesquisadores e interessados em geral. Para orientar quanto à atualização integral das ferramentas, cada Estação BVS conta com profissionais capacitados para atender a comunidade e atuar como agentes multiplicadores.