Para capacitar os pequenos empreendedores comerciais na área de tecnologia e inovação, foi assinado nesta segunda-feira (5), na Governadoria, um protocolo de intenções entre o governo estadual, por meio da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação, e a Federação das Associações Comerciais da Bahia (Faceb).

Com a parceria, será desenvolvido nos municípios baianos o Programa Empreender, pelo qual os micros e pequenos empresários poderão modernizar sua empresa, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos ao consumidor.

No evento, que contou com a participação de 40 representantes de Associações Comerciais, foram destacadas também as principais ações do Governo da Bahia para o setor comercial, como a reestruturação dos aeroportos de Barreiras, Lençóis e Valença; duplicação da BR 415, trecho que liga Ilhéus-Itabuna; implantação do Pólo de Logística de Feira de Santana; manutenção e estruturação dos escritórios da Junta Comercial nas sedes das Associações Comerciais e apoio ao Projeto Empreender. Todos já em andamento.

Além do convênio, foram discutidas políticas públicas para o desenvolvimento econômico e comercial do estado. De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, o projeto é em parceria com a Universidade Federal da Bahia, que desenvolve a Política Pública de Comércio e Serviços para a Bahia. O plano disponibilizará um documento que possa contribuir para o desenvolvimento desses segmentos na Bahia.

Outra ação importante é promoção de licitações públicas de até R$ 80 mil, que são realizadas exclusivamente com microempresas e empresas de pequeno porte, além de parceria com o Sebrae para implementação da Lei Geral das Pequenas e Médias Empresas nos municípios baianos.