A convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Jaques Wagner viaja para a África do Sul, nesta quarta-feira (7), para participar da promoção do Brasil e da Bahia como destinos turísticos para a Copa do Mundo Fifa 2014. Ele transfere o cargo à presidente do Tribunal de Justiça, Telma Brito, às 11h30, no Palácio de Ondina, às 13h25, embarca para São Paulo e, de lá, para Joanesburgo, às 18h. A desembargadora assume o governo interinamente em razão do impedimento do vice-governador Edmundo Pereira e do presidente do Poder Legislativo, deputado Marcelo Nilo, conforme a legislação eleitoral.

Nesta quinta-feira (8), juntamente com outros governadores, Wagner faz sobrevôo de reconhecimento dos estádios, estações de trem, aeroportos e outras estruturas logísticas em Pretória e Joanesburgo. Sexta-feira (9), às 12h25, o governador visita o Isivivane Spiritual Place, monumento pretoriano erguido no Freedom Park em homenagem às vítimas das lutas pela liberdade e igualdade no país. No mesmo dia, às 16h30, ele e outras autoridades participam da apresentação, pela Embratur, da campanha publicitária internacional intitulada “O Brasil te chama”, com a presença do presidente da República, do ministro do Turismo, Luiz Barretto, e da presidente da Embratur, Jeanine Pires, na Casa Brasil África do Sul.

Na ocasião, será apresentada toda a estratégia de divulgação promocional do Brasil como destino turístico para o mercado internacional e o filme produzido pelo cineasta Fernando Meireles, que será exibido em diversos países, após o apito final do torneio mundial na África do Sul, nas TVs credenciadas pela Fifa para transmissão dos jogos da Copa do Mundo.

A estratégia de comunicação no exterior inclui ainda um site com informações sobre as doze cidades-sede brasileiras – em português, inglês e espanhol -, inserção de vídeos no Youtube, mídia em veículos impressos e de turismo e ações em redes sociais.

À noite, o governador participa de um jantar com os presidentes Lula e Jacob Zuma, da África do Sul, também em Joanesburgo. Ele retorna ao Brasil no sábado (10), em horário a ser confirmado.